Josiano Schmitt, proprietário dos restaurantes Di Pietro e Malbec em Gramado, que chegaram a ficar 180 dias fechados, inovou para garantir bons resultados mesmo com pandemia. Desde o ano passado, ele vem trabalhando em alguns processos nos restaurantes e uma dessas ações foi transformar a cozinha que abastece seus empreendimentos em uma indústria de produtos artesanais. Assim, passou a comercializar pães, como o sete grãos e o português, geleias e molhos.
— Por conta das restrições da pandemia, remodelamos a nossa cadeia produtiva e criamos uma sistemática de produção em um espaço que abastece os restaurantes. Queremos sentir o mercado, profissionalizar ainda mais e estruturar a equipe para atender a essa nova demanda — comenta o empresário.
Além disso, outras diversas ações já foram realizadas pelo empresário, como transformar o bufê do Di Pietro, que era por quilo, em um almoço assistido. Agora, as saladas e sobremesas são servidas por porções individuais, a parrilla foi adaptada com um vidro que separa o assador do público, há um sistema de controle de temperatura no local, além de outros cuidados previstos em protocolos.
Outra iniciativa que ganhou força durante a pandemia foi a Academia Malbec Experience: do campo ao prato. O objetivo da iniciativa é reduzir a cadeia produtiva e ter a presença mais próxima dos produtores. A academia é exclusiva para a equipe do restaurante, visando a qualificação, desenvolvimento e experiência do time.
— Quanto mais experiência os funcionários tiverem, melhor será o atendimento para os clientes — conta Schmitt.
O empreendedor integra o projeto Polo Gastronômico para Bares e Restaurantes e o projeto Carne Bovina Gourmet, ambos desenvolvidos pelo Sebrae RS, além de já ter realizado uma série de consultorias específicas.
— Ajudamos com a parte técnica para viabilizar algumas das muitas ideias que ele tem — comenta o gestor dos programas do Sebrae, Gustavo Angelo Rech.