O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice.
Com a decisão judicial que devolveu a Renan Calheiros a possibilidade de ser relator da comissão, ele foi escolhido por Aziz para ocupar a função. Durante sessão de instalação, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), anunciou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que atendeu a um pedido do Senado Federal. Parlamentares independentes e da oposição aplaudiram na sequência.
Omar Aziz recebeu oito votos, entre os 11 membros da comissão, e derrotou Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI para abranger a aplicação por estados e municípios dos recursos repassados pelo governo federal.
O primeiro encontro do colegiado foi feito de forma semipresencial, com parte dos parlamentares participando via internet. A eleição, no entanto, foi secreta, restrita aos que compareceram ao Senado.
Agora que está oficialmente instalada e com o comando definido, a comissão tem autonomia para decidir se os seus próximos compromissos serão presenciais, virtuais ou mistos.
Judicialização
Decisão da Justiça Federal do DF de segunda-feira (26) determinava ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que impedisse a "eleição" de Renan como relator.
O desembargador Francisco de Assis Betti, do (TRF1), atendendo a um recurso do Senado, alegou, nesta terça, que a designação de relator é uma prerrogativa do presidente da comissão e suspendeu a decisão anterior.