O presidente Jair Bolsonaro deve iniciar seu discurso de abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, a partir das 9h (horário de Brasília) de terça-feira (24). Essa é a primeira vez que ele participará do evento, que reúne, anualmente, a maioria dos chefes de Estado de todo o mundo.
O discurso será transmitido ao vivo pela TV Brasil. GaúchaZH fará cobertura do pronunciamento de Bolsonaro em tempo real, além de conteúdos consolidados sobre a participação do presidente.
Bolsonaro viajou para os EUA nesta segunda (23) e embarca de volta ao Brasil na noite de terça. Tradicionalmente, fica a cargo do presidente brasileiro fazer a fala que abre o evento.
Nos 20 minutos de discurso, Bolsonaro já indicou que o foco será a defesa das ações do governo na Amazônia, após a repercussão negativa dos incêndios que vêm ocorrendo na região ao longo das últimas semanas. Ele deve defender ainda a soberania do Brasil e dos demais países amazônicos sobre este território.
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira (19), o presidente ponderou que "não vai brigar com ninguém" na assembleia e fará um discurso objetivo. Na visão de Bolsonaro, há uma tentativa de desconstruir a imagem do Brasil no Exterior. A fala também deve abordar medidas tomadas pelo governo na economia e em temas como combate à corrupção e segurança pública.
Bolsonaro estará acompanhado pelos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Além da primeira-dama Michelle e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
A ida do presidente chegou a ser dúvida, após ele ser submetido a mais uma cirurgia para o tratamento das sequelas da facada da qual foi vítima durante campanha eleitoral no ano passado. No entanto, a equipe médica — liderada pelo cirurgião Antonio Macedo — autorizou o presidente a viajar, após exames realizados na sexta-feira (20).
Como assistir ao discurso
- Horário: a partir das 9h (horário de Brasília) desta terça-feira (24)
- Onde acompanhar: em GaúchaZH, que fará cobertura ao vivo do discurso, e pela Rádio Gaúcha, que transmitirá a fala do presidente.