O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a subir o tom contra Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (26), dizendo esperar que "os brasileiros tenham logo um presidente à altura" do cargo. Em entrevista durante a cúpula do G7, o chefe de Estado disse que Bolsonaro fez "comentários extraordinariamente desrespeitosos" sobre a primeira-dama francesa.
— O que eu posso dizer a vocês? É triste, é triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros — disse Macron.
No fim de semana, o perfil oficial de Bolsonaro em uma rede social endossou um comentário ofensivo à esposa do líder francês. Na imagem, se vê uma foto do presidente brasileiro e de sua mulher, Michelle, abaixo de um retrato de Macron e de sua esposa, Brigitte. Ao lado das fotos dos casais, há os dizeres:
"Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?" (sic). O perfil do presidente brasileiro responde: "Não humilha cara. kkkkk" (sic).
Os desentendimentos entre os dois líderes se acirraram desde que o brasileiro ameaçou deixar o Acordo de Paris sobre o Clima e o francês reagiu prometendo barrar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Na quinta-feira (22), Macron disse que as queimadas na Amazônia geraram uma crise internacional e convocou os membros do G7 a discutir soluções para o tema.
Bolsonaro reagiu às críticas e afirmou, no Twitter, que "sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século 21". Macron rebateu:
— Ele me prometeu, com a mão no peito (na cúpula do G20, em julho, no Japão), respeitar seus engajamentos ambientais. Dias depois, demitiu cientistas de seu governo — disse o francês nesta segunda-feira, referindo-se à demissão do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, após a divulgação de estatísticas sobre o desmatamento que desagradaram ao governo.
No último fim de semana, o titular da Educação, Abraham Weintraub, chamou Macron de cretino oportunista. Já Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal e filho do presidente, compartilhou um vídeo com o título "Macron é um idiota".