O presidente da República Jair Bolsonaro passou pelo Rio Grande do Sul por algumas horas entre a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (12). Confira como foi a visita.
9h04min: chegada ao Aeroporto Salgado Filho
Bolsonaro desembarcou em Porto Alegre no horário previsto, sem contratempos, e embarcou em um helicóptero para Pelotas.
10h23min: chegada em Pelotas
Presidente desembarcou do helicóptero e foi direto à sede da Ecosul para a inauguração de 47 km da duplicação da BR-116. A segurança permitiu a aproximação de simpatizantes, e Bolsonaro foi saudado, aos gritos de mito, por grupos de apoiadores. Seus partidários também vaiaram a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), e o governador Eduardo Leite, que não estava presente.
11h35min: discurso em Pelotas
Por 12 minutos, o presidente da República discursou. O assunto foi além da inauguração da obra. Fez críticas ao candidato Alberto Fernández, que venceu as prévias presidenciais na Argentina, disse temer que o RS vire "uma nova Roraima" caso o kirchnerismo vença as eleições na Argentina, afirmou ainda que o Brasil não teria mais radares móveis e também anunciou R$ 100 milhões para a continuidade das obras de duplicação. Confira o discurso na íntegra.
12h18min: entrevista em Pelotas
A jornalistas, o presidente da República falou sobre a escolha do novo procurador-geral da República. Disse que ele "não pode ser xiita ambiental" e deve "tratar minoria como minoria". Também criticou o trabalho da Funai sobre licenças ambientais. Leia mais.
13h: saída para Barra do Ribeiro
O presidente partiu para a inauguração de um trecho que conta com o trabalho do Exército em Barra do Ribeiro, entre Guaíba e Tapes. Pela manhã, no programa Timeline, o general Geraldo Miotto, comandante do Comando Militar do Sul, saudou a chegada de Bolsonaro. Ouça a entrevista.
13h32min: evento em Barra do Ribeiro
À vontade entre militares, Bolsonaro quebrou o protocolo, subiu em duas máquinas, colocou um chapéu camuflado, andou de carro por cerca de dois quilômetros e caminhou mais 300 metros em direção aos cerca de 30 apoiadores que o esperavam debaixo de mau tempo. Leia mais.
Em uma manifestação de cerca de 10 minutos, ele voltou a criticar os radares móveis.
— Chega de estudiosos e especialistas que só querem assaltar o contribuinte — disse. Saiba mais.
Às 14h09min, Bolsonaro voltou para Brasília, saindo do Aeroporto Salgado Filho em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Tem mais dois minutos? Leia as repercussões dos nossos colunistas.
Para quem diz que não tem estratégia para reeleição, o presidente está para lá de afiado .
Leia a coluna
Vaiada em evento, prefeita de Pelotas responde pedindo união pela BR-116
Leia a coluna
"Eu preferia que ele anunciasse o fim das mortes no trânsito, diz Diza Gonzaga.
Leia a coluna
Os dois nomes de peso que não acompanharam Bolsonaro
Leia a coluna