Confiante, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse ao programa Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (7) que deve assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.
— Está praticamente acertado, pela palavra do líder (do MDB no Senado, Eduardo Braga), que eu tenho maioria para presidir a CCJ. — afirmou a senadora.
O comando da comissão é cobiçado pelos senadores devido ao importante papel que tem no Congresso já que é responsável pela apreciação de matérias a serem votadas pelos deputados na Câmara.
Neste ano, ressalta Simone, a comissão vai “receber de imediato a reforma da Previdência e as medidas do ministro Sergio Moro”.
— Só isso vai exigir de nós um esforço concentrado.
A senadora não negou a intenção de “estar na linha de frente da renovação do MDB em nível nacional”. Mas enfatizou a necessidade do trabalho minucioso com as lideranças.
— Vamos ter que começar com as bases, com as executivas municipais, para até setembro falar em renovação.
"Fui a única a enfrentar o Renan"
Simone Tebet protagonizou embates com Renan Calheiros (MDB-AL) dentro do partido na reunião que escolheu, na última quinta-feira (31), o candidato da sigla à presidência do Senado. A senadora perdeu por dois votos de diferença, mas considera ter saído vitoriosa da reunião, pois ela teria mostrado que há espaço para mudança dentro do MDB.
— Eu fui a única a ter coragem a enfrentar o Renan dentro da própria bancada do MDB. Mas perder por 7 a 5, nunca uma derrota teve tanto gosto de vitória, porque rompemos uma barreira e as pessoas começaram a ver que ele não era assim tão poderoso o todo-poderoso — ressaltou.
Simone chegou a lançar candidatura avulsa e depois declinou, abrindo publicamente apoio e voto a Davi Alcolumbre (DEM-AP) — eleito, em primeiro turno, presidente do Senado.
— A população foi às ruas e o recado foi muito claro: a vontade de enterrar o que se chama de velha política (..) Dentro desse quadro, não cabia a presidência para um senador (Renan Calheiros) que já foi quatro vezes presidente e tem uma série de problemas. Consequentemente a vitória de Davi foi a resposta a população.