O governador Eduardo Leite escolheu o empresário Paulo Fernando Curi Estima (PSDB) para comandar o Porto de Rio Grande, o maior do Estado. O empresário foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas durante a gestão de Leite como prefeito no município do sul do Estado.
Estima é o quarto ex-secretário da cidade que Leite indica para cargos de gestão no governo do Estado. Na última semana, o tucano nomeou Paulo Morales, ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos de Pelotas, para a Chefia de Gabinete do Palácio Piratini, cargo com status de secretário de Estado. Antes, o governador já havia nomeado Beatriz Araújo para a Secretaria de Cultura e Arita Bergmann para a Secretária da Saúde – ambas já haviam ocupado tais cargos, em âmbito municipal, ao lado de Leite.
Questionado sobre os futuros investimentos na infraestrutura do Porto, Estima projeta o “aumento das parcerias público-privadas e concessões de novas áreas”. Além disso, espera que os resultados financeiros positivos do Porto possam retroalimentar os investimentos no próprio negócio.
— O governador (Leite) está comprometido em começar, paulatinamente, a não absorver o superávit do Porto — ressalta Estima, apontando que o superávit anual ultrapassa os R$ 30 milhões e, atualmente, é destinado para outras finalidades pelo governo do Estado.
O novo superintendente do Porto de Rio Grande é sócio da Estima Mercados, empresa de consultoria que organiza eventos como a Expoarroz e organizava a Feira do Polo Naval – que deixou de ser realizada por conta da crise do setor de construção naval no Estado.