Antes de seguir para Pelotas, onde passará o Natal, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) confirmou, na manhã desta sexta-feira (21), mais três nomes para o futuro secretariado.
Os nomes anunciados foram: Covatti Filho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Catarina Paladini, na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; e Luís da Cunha Lamb, na Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia.
O anúncio também confirmou a decisão de Eduardo Leite de fundir, em uma única pasta, os temas do agronegócio – em larga escala – e da agricultura familiar – de pequenos agricultores.
— A agricultura familiar merecerá apoio e atenção. O Estado manterá as suas políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, esse apoio continua existindo. E vamos fortalecer a Emater — prometeu o eleito.
Covatti Filho, que comandará a pasta, prometeu aproximação com as entidades da agroindústria e disse se preocupar com a migração de jovens do campo para os grandes centros. Contudo, não explicou quais medidas são possíveis para evitar esse fluxo.
Faltando 11 dias para a posse da nova gestão, são 11 secretários anunciados. Outros nomes serão confirmados ainda durante a tarde desta sexta-feira, em novo anúncio, também no Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul de Porto Alegre, onde está instalado o gabinete de transição de governo.
Eduardo Leite já afirmou que pretende contar com 22 secretarias em seu mandato, mais do que as atuais 19 pastas.
Já haviam sido confirmados: Marco Aurelio Cardoso, na Fazenda; Otomar Vivian, na Casa Civil; Leany Lemos, no Planejamento; Tânia Moreira, na Comunicação; Eduardo Cunha da Costa, na Procuradoria-Geral do Estado; Artur Lemos, no Meio Ambiente e Infraestrutura; Beatriz Araújo, na Cultura; e o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior, na Segurança Pública.