O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou na tarde desta terça-feira (11) o advogado Artur Lemos como o novo secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura. Filiado ao PSDB, Lemos tem 38 anos e atuou como coordenador da bancada do partido na Assembleia e como assessor do deputado Lucas Redecker (PSDB). Leite explicou que a pasta irá definir as políticas de saneamento e energia, abrigando empresas públicas como a CEEE e a Corsan.
O novo secretário atuou no governo de José Ivo Sartori como adjunto de Redecker na pasta de Minas e Energia durante os dois primeiros anos de gestão. A partir de 2017, sucedeu o próprio tucano no comando da pasta. Deixou o governo quando o PSDB saiu da base de Sartori, para preparar a campanha de Leite ao Piratini.
Durante o anúncio oficial, Leite destacou a juventude de Lemos, mas "ressaltou a longa experiência, apesar da pouca idade". De acordo com o futuro governador, a nova pasta terá o objetivo de preservar o ambiente e assegurar celeridade na emissão de licenças para empreendimentos.
— É uma área sensível, que precisa de atenção com muita responsabilidade, porque ninguém quer crescer economicamente à custa da degradação ambiental. Temos muito respeito pelo patrimônio ambiental do Estado, mas também não podemos ter processos que duram mais tempo do que o razoável para emissão de licenças — disse Leite.
— Vamos destravar toda essa parte burocrática em conjunto com a Fepam e os técnicos ambientais do Estado — complementou Lemos.
Sobrinho da senadora Ana Amélia Lemos (PP), o novo integrante do primeiro escalão também foi diretor administrativo e presidente da Fundação Zoobotânica (2006-2011) no governo de Yeda Crusius e coordenou a CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa.