Integrantes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul visitaram, na manhã desta quinta-feira (19), as instalações da TVE e da FM Cultura, no Morro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre. Está entre os planos do governo do Rio Grande do Sul repassar à iniciativa privada a operação das emissoras da Fundação Piratini, para instalar um centro integrado de segurança pública no local. A proposta só deve ser lançada após as eleições.
Presente na visita ao complexo, o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, afirmou que a área é "muito boa". Segundo o delegado, a eventual efetivação do espaço para uso das forças de segurança impactaria na redução de gastos:
— Vou aguardar uma análise da engenharia da PC, mas economizaríamos bastante em aluguel e otimizaríamos espaços. Vou apresentar uma ideia ao Schirmer (secretário da Segurança) mais à frente, após análise técnica — disse Wendt.
Proprietária da área, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou, por meio de nota, que o prédio era utilizado pala fundação por meio de "cessão de uso não onerosa" e que o destino da área está sendo analisado:
"A destinação do edifício está sob análise da empresa, que está realizando um estudo global sobre seus imóveis. O governo do Rio Grande do Sul encaminhou ofício solicitando a formalização de novo termo de cessão de uso diretamente com o Estado. Esse ofício também está sendo examinado", informa o comunicado.