O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) discursou em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no começo da noite desta sexta-feira (6), nas proximidades da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) – onde Lula está desde quinta-feira (5). O prazo dado pelo juiz Sergio Moro para que o ex-presidente se apresentasse "voluntariamente" à Polícia Federal terminou às 17h.
– Para prender Lula, tem de passar por cima deste povo – declarou Lindbergh.
O senador discursou para militantes que demonstram apoio ao ex-presidente. O petista é aguardado para se manifestar diante do público até o fim desta noite.
– Estão transformando Lula cada vez mais em um gigante, em um mito – afirmou o parlamentar. – Lula representa ideias de inclusão social – emendou.
Antes de Lindbergh, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que o ex-presidente disse "não" à "opção" dada por Moro, que determinou na quinta-feira o cumprimento do mandado de prisão. Lideranças do partido e de movimentos sociais seguem se revezando em discursos de apoio a Lula.
– É aqui que ficaremos. É aqui que o presidente está – comentou Gleisi. – Optamos por isso não para afrontar. Mas não espere que caminharemos para o brete como o gado para o matadouro – acrescentou.