O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou nesta sexta-feira (13) seu primeiro banho de sol na prisão. Durante uma hora, sozinho, no período da manhã, o ex-presidente ficou fora da sala especial que ocupa no último andar do prédio-sede da Polícia Federal em Curitiba desde sábado (7).
Após seis dias recolhido para cumprimento da pena que o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, impôs a ele por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá, o petista decidiu ficar um pouco ao ar livre. Em primeira instância, Lula foi condenado por Moro a nove anos e meio. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou e aumentou a pena para 12 anos e um mês de reclusão.
Lula tem direito a duas horas de banho de sol todos os dias. Ele está isolado da carceragem da PF, onde estão outros prisioneiros da Lava Jato, como seu ex-braço direito Antônio Palocci (Casa Civil e Fazenda; governos Lula e Dilma) e o empreiteiro Léo Pinheiro.
Na quinta (12), Lula recebeu a visita da família que levou a ele cobertor e outros pertences.
Do lado de fora, mantidos a distância da sede da PF, apoiadores do ex-presidente permanecem aglomerados no acampamento Lula Livre. Toda manhã eles entoam "bom-dia, companheiro".