Em discurso durante encontro do PP que definiu a pré-candidatura de Luiz Carlos Heinze ao governo do Estado, a senadora pelo Rio Grande do Sul Ana Amélia Lemos elogiou os atos de manifestantes contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a caravana feita no interior durante a última semana. Em várias cidades, pedras e ovos foram arremessados em ônibus, e houve casos de agressões com relho de produtores rurais contra apoiadores de Lula. Na sexta-feira, a programação em Passo Fundo foi cancelada.
— Penso que nós, o Rio Grande, sabemos fazer política de maneira respeitosa. Atirar ovo, levantar o relho, é para mostrar onde estamos nós, onde estão os gaúchos. Nós respeitamos, eles nunca nos respeitaram — disse, neste sábado (24).
A senadora, que concorreu ao Piratini na última eleição, disse que "2014 não pode ser esquecido" e que o vencedor da disputa interna do PP enfrentaria "um adversário muito forte, muito mau."
— Vocês precisam saber da maldade que são capazes de fazer com seus adversários. Por isso que hoje quero cumprimentar Bagé, Santa Maria, Passo Fundo, Santana do Livramento, que botou a correr aquele povo que foi lá levando um condenado — afirmou, referindo-se a Lula.
Ana Amélia deve concorrer à reeleição para o Senado em 2018. Na pré-convenção do partido, o candidato que apoiava para a candidatura do partido a governador, Antônio Weck, foi derrotado por larga margem por Luiz Carlos Heinze. A decisão ainda terá de ser referendada em convenção durante o período oficial para a escolha dos candidatos, de 20 de julho ao 5 de agosto.