O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve nesta quarta-feira (24), em julgamento cercado de expectativa, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.
A decisão, por 3 votos a 0, também impôs ao petista um aumento da pena estabelecida pelo juiz Sergio Moro, em primeira instância — de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão.
Confira abaixo como votou cada um dos três desembargadores no julgamento desta segunda-feira:
O relator considerou o petista culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, aplicando pena de 12 anos e um mês de prisão, punição superior à aplicada por Sergio Moro. Também impôs multa de R$ 1,3 milhão. Leia mais
Há provas acima de razoáveis de que o ex-presidente foi um dos articuladores, se não o principal, de um amplo esquema de corrupção.
Leia mais
Presidente da turma revisor da apelação, o desembargador seguiu integralmente o voto do relator. Para Paulsen, não restou dúvida de que Lula foi "beneficiário indireto da propina do triplex". Leia mais
Tudo que poderia ter sido feito para ter um julgamento digno e justo, foi feito pela 13ª Vara Federal de Curitiba e por esta Turma.
Leia mais
Victor Luiz dos Santos Laus
Terceiro desembargador a votar, Laus acompanhou os colegas e fechou a unanimidade pela condenação de Lula. Leia mais
"A ampla maioria dos depoimentos foi convergente. Como se fosse um muro, cada um deles foi acrescentando um tijolo"
Leia mais