Deputados aprovaram na noite desta quarta-feira (23) o requerimento apresentado pelo PP para fatiar a votação e tratar sobre a adoção do distritão antes da criação do fundo eleitoral.
A proposta foi aprovada por 241 votos a 209. Houve uma abstenção. Após o resultado, deputados avaliaram que, apesar de a medida ter passado, não haverá voto suficiente para aprovar, de fato, a criação do distritão. Isso porque se trata de uma emenda à Constituição e são necessários 308 votos para isso.
Leia mais:
Sem acordo, votação da PEC do distritão e do fundo eleitoral deve ser adiada
Associação Brasileira de Ciência Política faz carta a Maia contra distritão
Entenda o que é o "distritão", que deve entrar na discussão da reforma política
Antes de analisar o distritão, o requerimento prevê primeiramente a votação de um destaque que retira a previsão de 0,5% da receita líquida para o fundo público eleitoral. Em seguida, os deputados votariam o sistema eleitoral e, depois, vão deliberar sobre as regras do fundo partidário. Houve bate-boca durante a votação do requerimento.
O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) afirmou que quem votasse a favor da medida era a favor do distritão. O líder do PDT, Weverton Rocha (MA), rebateu e disse que o partido era contra a alteração do sistema eleitoral, mas a favor do fatiamento da votação.