Pela primeira vez em sua história, o Partido Liberal (PL) foi a legenda que mais conquistou prefeituras entre os 103 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores. Foram 16 cidades, sendo elas quatro capitais: Maceió (AL), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Aracaju (SE). As informações são do g1.
São 14 a mais do que na edição de 2020, quando o partido conquistou apenas duas prefeituras em municípios de grande porte. No Estado, o PL venceu a disputa em Canoas, com Airton Souza superando o atual prefeito Jairo Jorge.
O Partido dos Trabalhadores (PT) também obteve uma melhora em eleições municipais neste ano. Foram seis prefeitos eleitos em grandes cidades. No RS, Fernando Marroni venceu a eleição em Pelotas contra o candidato do PL, Marciano Perondi. Em 2020, foram quatro.
O partido também quebrou um jejum de oito anos sem ganhar em uma capital. A sigla elegeu Evandro Leitão, em Fortaleza (CE), na decisão mais apertada entre as 26 capitais do país. A diferença entre Leitão e André Fernandes (PL) foi de apenas 0,76 ponto percentual (p.p.)
PSDB, PDT, Cidadania e PSOL ficam de fora nas capitais
O PSDB foi a sigla com a maior queda entre os partidos que ficaram de fora. Nas eleições de 2020, foram quatro prefeitos eleitos. Neste ano, porém, não conseguiu eleger nenhum.
O partido seguinte no ranking da queda é o PDT. A sigla obteve as prefeituras de Aracaju (SE) e Fortaleza (CE) nas últimas eleições municipais, em 2020. Agora, assim como PSDB, ficou sem nenhuma. Cidadania e PSOL haviam conseguido uma prefeitura de capital cada um, e agora foram para zero.
Veja quantas prefeituras de capitais cada partido obteve neste ano:
- MDB - 5 (Belém, Boa Vista, Macapá, Porto Alegre e São Paulo);
- PSD - 5 (Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís);
- PL - 4 (Aracaju, Cuiabá, Maceió e Rio Branco);
- União Brasil - 4 (Goiânia, Natal, Salvador e Teresina);
- Podemos - 2 (Palmas e Porto Velho);
- PP - 2 (Campo Grande e João Pessoa);
- Avante - 1 (Manaus);
- PSB - 1 (Recife);
- PT - 1 (Fortaleza);
- Republicanos - 1 (Vitória).