- Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito
- Canoas elegeu Aírton Souza, do PL
- Em Santa Maria, venceu Rodrigo Decimo, do PSDB
- Pelotas elegeu Fernando Marroni, do PT
- Caxias do Sul reelegeu Adiló Didomenico, do PSDB
- Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) venceu a eleição
- Em Belo Horizonte, a vitória foi de Fuad Noman (PSD)
- Fortaleza elegeu Evandro Leitão, do PT
- Confira os resultados nas demais cidades do país
- Saiba quem são os prefeitos eleitos de todas as capitais
Acompanhe ao vivo
Como justificar o voto
Todos os eleitores considerados aptos a votar que não puderam comparecer às urnas no segundo turno, realizado em 51 cidades brasileiras no domingo (27), deverão justificar a ausência para não ficar em situação irregular com a Justiça Eleitoral. O que acontece se o eleitor não votar?
A proibição de emitir passaporte e carteira de identidade estão entre as consequências de quem não justificar.
Quem não justificar deve pagar uma multa no valor de R$ 3,51. A taxa é aplicada a cada turno — ou seja, se a ausência ocorrer nos dois turnos, serão duas multas.
Ao somar três eleições consecutivas sem votar (sendo cada turno considerado como uma eleição), o cidadão terá o título de eleitor cancelado. A regra vale para quem não justifica.
O que faz um prefeito e um vice-prefeito
O prefeito é o líder do Executivo municipal, sendo o gestor da cidade. É ele o responsável por administrar as contas públicas, planejar e concretizar obras e manejar e destinar os recursos arrecadados com taxas e impostos para as mais diversas áreas, como saúde, educação, saneamento básico, limpeza, transporte, esporte e programas de assistência social.
Já o vice-prefeito tem como primeira função substituir o prefeito quando ele precisar se ausentar por motivo de viagem, licença ou até mesmo se tiver o mandato cassado. Também cabe ao vice-prefeito realizar a articulação e a qualificação das relações institucionais, internas e externas do Executivo. Assim, o vice-prefeito pode agilizar e qualificar a execução de ações e projetos do município.
O que faz um vereador?
Os vereadores são os responsáveis por elaborar as leis municipais, fiscalizar a atuação do Executivo e pelo julgamento das contas públicas da cidade. Um vereador propõe projetos, emendas e resoluções, que passam por comissões e depois são votadas em plenário. Os temas tratados são todos relacionados à cidade, como saneamento, transporte público, educação, saúde e outras demandas de nível municipal.
São também os vereadores que propõem e discutem a Lei Orçamentária Anual, que define em quais áreas os recursos financeiros provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos devem ser aplicados. Eles julgam as contas públicas da cidade com ajuda do tribunal de contas municipal, que assessora a fiscalização do Executivo e Legislativo.