Evandro Leitão é o prefeito eleito de Fortaleza, capital do Ceará. O candidato do PT obteve 50,38% dos votos válidos deste segundo turno, realizado neste domingo (27), com 100% das urnas apuradas.
Aos 57 anos, Leitão foi deputado estadual por três mandatos e é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Até o ano passado, era filiado ao PDT, mas trocou a sigla pelo PT.
O prefeito eleito é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Além disso, possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Como vice, Leitão tem Gabriella Aguiar, do PSD. Ela é deputada estadual e médica geriatra. A dupla faz parte da coligação Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais, que conta com os partidos PCdoB, PT, PV, PP, PSB, PSD, Republicanos e MDB.
Em uma disputa acirrada, Leitão obteve êxito sobre o bolsonarista André Fernandes, do PL, que conquistou 49,62% dos votos. O petista conseguiu uma virada no segundo turno, uma vez que ficou em segundo atrás no primeiro domingo de votação: 40,20% de Fernandes contra 34,33% de Leitão.