Nas eleições municipais deste ano, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro, mais de 150 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereador. Em 2020, o número era de 147 milhões, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Assim que tomam posse, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores trabalham juntos, visando garantir o bem-estar da população. No entanto, as atribuições de cada cargo um são diferentes. Enquanto os vereadores compõem o Poder Legislativo, o prefeito e o vice-prefeito representam o Poder Executivo.
O candidato que for eleito vice-prefeito terá como primeira função substituir o prefeito quando ele precisar se ausentar por motivo de viagem, licença ou até mesmo se tiver o mandato cassado. Também cabe ao vice-prefeito realizar a articulação e a qualificação das relações institucionais, internas e externas do Executivo. Assim, o vice-prefeito pode agilizar e qualificar a execução de ações e projetos do município.
Para que o plano de governo do município e projetos que visam o bem-estar da população sejam cumpridos, o vice-prefeito deve ter a habilidade de negociar junto ao Legislativo e ter interlocução com a sociedade, além de auxiliar na supervisão da própria administração do prefeito.