Nas eleições municipais deste ano, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro, mais de 150 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereador. Em 2020, o número era de 147 milhões, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Assim que tomam posse, os prefeitos e vereadores trabalham juntos, visando garantir o bem-estar da população. No entanto, as atribuições de cada um são diferentes. Enquanto os vereadores compõem o Poder Legislativo, o prefeito e o vice-prefeito representam o Poder Executivo.
O prefeito é o líder do Executivo municipal, sendo o gestor da cidade. É ele o responsável por administrar as contas públicas, planejar e concretizar obras e manejar e destinar os recursos arrecadados com taxas e impostos para as mais diversas áreas, como saúde, educação, saneamento básico, limpeza, transporte, esporte e programas de assistência social.
Além disso, o prefeito deve manter um bom diálogo com as outras esferas do poder, especialmente com o Legislativo, que irá aprovar leis para a cidade.
Um prefeito cuida de todos os temas relevantes para a sociedade, mas a abrangência de suas ações fica restrita ao município que lidera. Desenvolver projetos para áreas como meio ambiente, desenvolvimento urbano e proteção do patrimônio histórico-cultural, além de ouvir as demandas da população, são as principais funções de um prefeito.