Nos pleitos municipais, os eleitores votam para eleger prefeito, vice-prefeito e vereador. Os prefeitos e vice-prefeitos fazem parte do Poder Executivo, enquanto os vereadores representam o Poder Legislativo. As funções de cada cargo estão previstas na Constituição Federal.
Em geral, os vereadores são os responsáveis por elaborar as leis municipais, fiscalizar a atuação do Executivo e pelo julgamento das contas públicas da cidade. Um vereador propõe projetos, emendas e resoluções, que passam por comissões e depois são votadas em plenário. Os temas tratados são todos relacionados à cidade, como saneamento, transporte público, educação, saúde e outras demandas de nível municipal.
Além disso, são os vereadores que propõem e discutem a Lei Orçamentária Anual, que define em quais áreas os recursos financeiros provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos devem ser aplicados. Eles julgam as contas públicas da cidade com ajuda do tribunal de contas municipal, que assessora a fiscalização do Executivo e Legislativo.
No âmbito de poder fiscalizador, os vereadores acompanham como a prefeitura está cumprindo as metas do governo e se estão sendo atendidas as normas legais.