O primeiro domingo (18) de campanha eleitoral dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre foi de atos em diferentes pontos da cidade. Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo) se dedicaram a agendas com apoiadores e a comunidade em geral nos movimentos iniciais dos postulantes ao cargo.
As atividades se iniciaram com a passagem de Melo pelo circuito de corrida Poa Day Run, na Rótula das Cuias. Na sequência, o atual prefeito seguiu para um adesivaço de veículos no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, por volta das 10 horas. A festa do padroeiro São Vicente Mártir e uma roda de chimarrão na Praça México ainda fizeram parte dos eventos do dia.
— Ontem (sábado) cumpri agendas o dia todo e hoje também tem agenda até de noitezinha. A campanha é singela. É na vila, é no bairro, é no Moinhos, é na Zona Norte, é na Praça México... É conversando e apresentando os avanços que a cidade teve nesses últimos três anos e meio — descreveu Melo, de cuia na mão.
Pouco depois, às 11h, foi a vez de Maria do Rosário (PT) realizar uma caminhada no Parque da Redenção. O ato contou com a presença do ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, e ex-prefeitos da Capital, como Tarso Genro e Olívio Dutra. Houve um princípio de tumulto com um influenciador identificado como integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), contido pelo policiamento no local.
— Nós estamos em um ritmo de mobilização muito bonito, com muito engajamento, muita gente pegando material, caminhando com a gente. E o mais importante, as pessoas querem mudar o rumo da administração da cidade. Eu estou sentindo isso porque elas trazem propostas, vêm voluntariamente — afirmou, na largada da caminhada.
A candidata Juliana Brizola (PDT) participou de uma gravação para televisão no Parque Marinha do Brasil, com a presença da militância e apoiadores. Para o começo da semana, estão previstas agendas internas da política nesta segunda-feira (19).
— A manhã de hoje foi muito especial. Além de gravarmos os programas em que apresentaremos nossas propostas para Porto Alegre ir além da reconstrução, também foi um momento de dialogar com nossos apoiadores e receber muito carinho da população — frisa.
Já durante a tarde, Felipe Camozzato, do Novo, acompanhou o lançamento da campanha do candidato a vereador Tiago Albrecht, na Praça André Forster, bairro Petrópolis. Nesta segunda, Camozzato terá reuniões internas e de equipe, gravação de podcast com o jornalista Daniel Scola e o lançamento da ONG Recomeça RS.
— São as primeiras horas de movimentação de uma campanha que tem o desafio de se tornar conhecida pela cidade, já que eu sou o candidato menos conhecido, com menor rejeição e que está enfrentando três candidaturas de partidos tradicionais, que têm mais estrutura, tempo de TV e que também já governaram Porto Alegre — avalia.
A campanha seguirá pelas próximas semanas, e os atos de propaganda dos candidatos estão permitidos até o dia 5 de outubro, véspera da votação nas eleições municipais. O segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro nas cidades em que houver essa necessidade.