Depois das eleições de domingo (2), quando ficou decidido que haveria segundo turno para escolher o próximo governador do Rio Grande do Sul, os dois candidatos mais votados, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), começaram a buscar alianças para alavancar suas candidaturas na disputa final do pleito.
Veja os apoios já recebidos pelos candidatos no RS (atualizado na sexta-feira, dia 7):
Quem anunciou apoio a Onyx
PP
Partido de Luis Carlos Heinze, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, o Progressistas (PP) do RS definiu apoio a Onyx no segundo turno da eleição para o governo do Estado. Embora o partido tenha participado da gestão de Eduardo Leite, inclusive indicando secretários, prevaleceu como posição institucional a vontade da maior parte da base, mais próxima do candidato do PL em razão da identificação com o presidente Jair Bolsonaro.
Quem anunciou apoio a Leite
PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou apoio a Leite no segundo turno da eleição para governador. Na sede estadual do partido, em Porto Alegre, o presidente da sigla, Mário Bruck, manifestou "total e irrestrito" apoio ao tucano e falou ainda que a vitória de Onyx representaria "retrocesso" e a "reprodução do modelo autoritário e desumano constituído no governo federal".
PDT
O diretório estadual do PDT decidiu, por 12 votos favoráveis e sete contrários, que apoiará a candidatura de Leite no segundo turno. A decisão teve como base o diálogo com o tucano, quando foi pedido para que ele incorpore ao seu programa propostas apresentadas pelo candidato da sigla no primeiro turno, Vieira da Cunha. Entre as medidas estão a não privatização do Banrisul e atenção à educação, em especial à questão do turno integral.
Solidariedade
O Solidariedade (SD) decidiu apoiar o candidato Eduardo Leite no segundo turno da eleição ao governo do Estado. O presidente do SD, Claudio Janta, afirmou que pediu ao tucano para que inclua em seu plano de governo escolas de tempo integral, criação de centros regionais para atendimento a crianças com autismo e que o Banrisul seja mantido público. No primeiro turno, o partido integrou a coligação do candidato derrotado do PSC, Roberto Argenta.