Em Porto Alegre, os candidatos mais votados tanto à Presidência da República quanto ao governo do Estado são do PT. O resultado na Capital diferencia-se do que foi registrado se considerado todo o Rio Grande do Sul. Na disputa nacional, por exemplo, Jair Bolsonaro (PL) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado.
O candidato à Presidência Lula venceu em oito das 10 zonas eleitorais de Porto Alegre. Ele fez 49,83% na cidade, enquanto o candidato à reeleição Bolsonaro conquistou 39,11% do eleitorado da Capital.
Já para o governo do Estado, o protagonismo da disputa por votos em Porto Alegre no primeiro turno ficou dividido entre Edegar Pretto (PT) e Eduardo Leite (PSDB). O petista, que não foi para o segundo turno, venceu em seis das 10 zonas eleitorais da Capital, enquanto o tucano levou a melhor em quatro. Leite obteve 32,85% dos votos em Porto Alegre, e Pretto 32,26%.
Candidato com maior número de votos no primeiro turno no Estado, Onyx Lorenzoni (PL) não obteve vitória em zonas eleitorais em Porto Alegre, mas ficou próximo ou acima dos 30% em algumas delas.
Confira o desempenho de cada um deles, por zona eleitoral, nas duas reportagens que podem ser acessadas nos links a seguir: