O protagonismo da disputa por votos em Porto Alegre no primeiro turno ficou dividido entre Edegar Pretto (PT) e Eduardo Leite (PSDB). O petista, que não foi para o segundo turno, venceu em seis das 10 zonas eleitorais da Capital, enquanto o tucano levou a melhor em quatro. Leite obteve 32,85% dos votos em Porto Alegre, e Pretto 32,26%.
A disputa cabeça a cabeça entre os dois postulantes ao Piratini na cidade é praticamente um extrato do pleito entre eles pela vaga no segundo turno.
O resultado de Pretto em Porto Alegre se espraiou por diversos pontos da cidade. O candidato venceu em zonas que ficam nas regiões das ilhas, central, leste e sul. O maior percentual do petista (39,35%) ficou concentrado na 159ª zona eleitoral, que abriga alguns bairros como Agronomia e Lomba do Pinheiro.
Já Eduardo Leite teve vitória em áreas que passam por parte da região central até o 4º Distrito e em locais das zonas Norte e Sul. O tucano teve o melhor desempenho proporcional na zona eleitoral 111 (35,59%), que abriga, entre outros bairros, Humaitá, Auxiliadora, São João e Passo D’Areia.
Candidato com maior número de votos no primeiro turno, Onyx Lorenzoni (PL) não obteve vitória em zonas eleitorais em Porto Alegre, mas ficou próximo ou acima dos 30% em algumas delas (veja abaixo).