Com 100% das urnas apuradas, o 2º turno no Rio Grande do Sul será definido entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). Onyx fez 37,50% dos votos válidos, enquanto Leite, candidato à reeleição, fez 26,81%. A escolha do novo governador gaúcho será definida no dia 30 de outubro.
O resultado inverte o que apontavam as pesquisas eleitorais, que mostraram Leite à frente da disputa em todos os cenários apresentados, seguido de Onyx. Em terceiro lugar, o candidato petista Edegar Pretto fez 26,77% dos votos válidos, em disputa apertada com Leite.
Onyx Lorenzoni, 67 anos, concorre ao Piratini pelo Partido Liberal (PL). A chapa conta com Cláudia Jardim, também do PL, como candidata a vice-governadora. O partido está coligado no Estado com Republicanos, Patriota e PROS.
Eduardo Leite, 37 anos, tenta a reeleição ao cargo nas eleições de 2022, após renunciar em março deste ano. O candidato faz parte do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que está coligado no Estado com Cidadania, MDB, PSD, Podemos e União Brasil. A chapa conta com Gabriel Souza, do MDB, como candidato a vice-governador