A apuração da eleição de 2022 para governador do Rio Grande do Sul começa a partir das 17h (horário de Brasília). Os dados serão atualizados em página especial do portal g1, conforme apuração e divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e podem ser conferidos no link abaixo.
Os resultados parciais da eleição para a Presidência do Brasil serão revelados a partir de 17h (horário de Brasília), mesmo horário do encerramento da votação.
Acomapanhe também a apuração dos votos para outros cargos nas eleições 2022:
O que faz o governador?
As organizações políticas brasileiras — municípios, Estados e Distrito Federal — se unem para formar um governo central, a União. Nessa federação, o Poder Executivo estadual é chefiado pelo governador, que faz a articulação política com o governo federal e os municípios.
Ele deve representar o Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, e garantir que os interesses sociais sejam defendidos junto ao presidente.
São várias as áreas de relevância pública em que ele tem papel decisivo, sendo as mais importantes: funções relacionadas a segurança pública; infraestrutura e orçamento estadual; angariar investimentos federais; administrar o sistema prisional; atuar no processo legislativo estadual; educação e saúde.
Para realizar investimentos e desempenhar suas funções, os governadores podem contar com recursos vindos da arrecadação de impostos estaduais, investimentos federais e empréstimos com instituições financeiras.
Como baixar e usar o e-Título no dia da eleição?
As pessoas que realizaram o cadastramento biométrico podem apresentar apenas o e-Título antes de serem encaminhadas à cabine para votação nas eleições de 2022.
Disponível desde 2017, o e-Título é um aplicativo gratuito que contém a versão digital do título de eleitor. Para acessá-lo, basta inserir algumas informações para identificação: nome, número de CPF e os nomes da mãe e do pai.
Após a identificação, o aplicativo poderá ser usado durante o pleito pelo eleitor, sem que seja necessária a apresentação do título de eleitor físico. Confira tudo sobre o e-Título para usá-lo no dia das eleições de 2022.
Para quem o voto é facultativo?
A regra do voto facultativo é válida para adolescentes que tenham 16 e 17 anos, assim como para pessoas acima dos 70 anos. Outro caso em que o voto é facultativo é para analfabetos. Essas pessoas não precisam justificar a ausência.
Estes são os três casos em que é permitido ao eleitor escolher se deseja ou não votar. Para outras situações, como a de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Justiça Eleitoral oferece seções com acessibilidade e promete, se possível, os meios e recursos para facilitar o voto.
Apenas em casos em que a pessoa prove à Justiça que a deficiência torna impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais é possível conseguir uma certidão de quitação eleitoral com prazo de validade indeterminado.
A pessoas que têm direito ao voto facultativo podem participar desta eleição mesmo que não tenham votado nas últimas.