O e-Título é um aplicativo para download gratuito em smartphones ou tablets. Está disponível em todas as plataformas (Android e iOS) e contém a versão digital do título de eleitor, que pode ser utilizado nas eleições de 2022.
O documento apresenta mais informações do que a versão impressa do título e traz algumas facilidades ao eleitor para o dia da votação, como um mapa com geolocalização e QR Code para validação da zona eleitoral.
Passo a passo de como baixar o e-Título
O e-Título está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Play Store e App Store. Para cadastrar o título de eleitor digital é preciso:
- Preencher os dados de nome e filiação;
- No campo "Tipo de Documento" selecionar "Título de Eleitor";
- Logo em seguida, o aplicativo fará três perguntas para confirmação de identidade;
- Por fim, será exigido o cadastro de uma senha e a sua confirmação;
Quais as funções e como usar o e-Título?
O e-Título também apresenta dados sobre a quitação eleitoral, o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação. Além disso, com o aplicativo o cidadão não precisa mais se deslocar ao local de votação para justificar a ausência no dia e após as eleições. Isso caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto.
Para acessar o e-Título, o usuário deve informar os dados do seu último atendimento na Justiça Eleitoral: nome do eleitor, data de nascimento, CPF ou inscrição, nome da mãe e nome do pai. Caso algum dos nomes não conste na certidão, basta marcar a caixa com opção “não consta”. Após a validação, terá acesso ao documento.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta as pessoas a seguirem certas regras de utilização e atualizarem o e-Título o quanto antes. O intuito é evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema perto da eleição.
Função do título digital pelo aplicativo
A emissão do título digital poderá ser feita até o dia 1º de outubro. Quem tiver feito o download do aplicativo, mas ainda não tiver realizado a emissão do título, só poderá fazer isso depois dos dias de votação.
No dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
O e-Título e o celular no dia das eleições de 2022
É preciso lembrar que, para garantir o sigilo do voto e evitar eventuais coações aos próprios eleitores, neste ano será necessário deixar o celular com os mesários antes de votar. O aparelho deverá ser entregue junto com o documento de identificação. Caso esteja utilizando o e-Título, basta apresentar o documento digital, depois fechar o aplicativo e entregar o smartphone.
Vale ressaltar que a entrega do aparelho é obrigatória. Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral. A Brigada Militar pode ser solicitada para solucionar eventuais contratempos.