O debate na Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (16), marcou o primeiro dia da campanha eleitoral de 2022. Oito dos 11 candidatos ao governo do Rio Grande do Sul participaram do programa, com mediação da jornalista Andressa Xavier.
Foram convidados os candidatos de partidos, federações e coligações que têm no mínimo cinco representantes no Congresso: Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Ficaram de fora Carlos Messalla (PCB), Paulo Pedra (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU).
A seguir, veja como foi o debate na Rádio Gaúcha:
O resumo
O debate ocupou o espaço do programa Gaúcha Atualidade e teve duração de uma hora e 50 minutos. Em quatro blocos, os candidatos ao governo do Estado responderam a perguntas formuladas por ouvintes e por representantes de entidades, e também puderam formular questões para os adversários. Temas como educação, economia, geração de emprego e saúde pública foram alguns dos assuntos abordados.
Leia a reportagem completa:
O debate em vídeo
O debate em fotos
Bloco a bloco
Primeiro bloco
O debate começou com os candidatos respondendo a perguntas dos ouvintes. Roberto Argenta (PSC) foi o primeiro a responder, sorteando uma pergunta sobre duplicação de rodovias na Região Central. Em seguida, Eduardo Leite (PSDB) respondeu sobre seus planos para estradas e pedágios. Ricardo Jobim (Novo) foi questionado sobre as propostas para a educação, com foco em crianças autistas. Vicente Bogo (PSB) sorteou uma pergunta sobre os planos para a segurança pública. Na sequência, Edegar Pretto (PT) falou sobre a destinação de recursos para a área cultural. Onyx Lorenzoni (PL) respondeu a pergunta de um empresário da região de Passo Fundo sobre questões tributárias e de logística. Vieira da Cunha (PDT) apresentou suas propostas para a agricultura familiar. Encerrando o bloco, Luis Carlos Heinze (PP) comentou sobre os planos para a economia, com foco nos pequenos negócios.
Segundo bloco
A segunda parte do debate foi de perguntas entre os candidatos, com a participação da colunista Rosane de Oliveira trazendo temas de interesse da audiência. A ordem de participação dos candidatos foi definida por sorteio.
- Argenta questionou Leite sobre geração de empregos
- Leite questionou Heinze sobre educação
- Heinze questionou Pretto sobre planos para a saúde
- Pretto questionou Onyx sobre PIB e economia gaúcha
- Jobim questionou Vieira sobre impostos e questão tributária
- Onyx questionou Bogo sobre a dívida do Estado com a União
- Bogo questionou Jobim sobre o combate a fome no RS
- Vieira questionou Argenta sobre evasão escolar no Estado
Terceiro bloco
Na terceira etapa, os candidatos responderam a perguntas de setores representativos do Estado. Por ordem de sorteio:
- Jobim respondeu ao presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, sobre questão tributária para micro e pequenas empresas
- Pretto respondeu ao presidente da Farsul, Gedeão Pereira, sobre irrigação e combate à estiagem
- Vieira respondeu ao presidente do Sinduscon, Claudio Teitelbaum, sobre incentivos a empresas da construção civil
- Heinze respondeu à integrante do Pacto pela Educação Monica Timm sobre planos para melhorar a qualidade da educação no RS
- Argenta respondeu ao presidente da Federação das Santas Casas do RS, Luciney Bohrer, sobre as propostas para diminuir o passivo com as Santas Casas e os hospitais filantrópicos
- Bogo respondeu ao vice-presidente de Transportes da Setcergs, Diego Tomasi, sobre ações para o setor de transportes
- Onyx respondeu ao presidente da Fiergs, Gilberto Petry, sobre propostas para estimular o setor industrial gaúcho
- Leite respondeu ao presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, sobre os planos para a agricultura
Quarto bloco
O último bloco foi aberto com uma pergunta da Rádio Gaúcha para todos os candidatos: quais as propostas de cada um para a melhora da qualidade da educação no RS?
Por fim, cada um deles teve um minuto para as considerações finais.
É isso mesmo?
Durante o debate, uma equipe de repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI) fez a checagem das declarações dos candidatos. Confira a reportagem:
Análises e comentários
Debate permitiu discussão de propostas de interesse dos eleitores
Leia a coluna completa
Debate no RS expõe duelo mais ácido entre duas candidaturas e mostra peso de Lula e Bolsonaro
Leia a coluna completa
Debate surpreendeu por algo que deveria ser a regra: o respeito entre os concorrentes
Leia a coluna completa
Economia é essencial no debate entre principais candidatos ao governo do RS
Leia a coluna completa