Os veículos do Grupo RBS terão programação especial durante o primeiro turno das eleições municipais, que ocorre neste domingo (15). Com foco na cobertura em tempo real, GZH, Rádio Gaúcha e RBS TV contarão com conteúdos para manter os gaúchos informados durante o pleito, marcado por mudança de rotina e protocolos sanitários impostos pela pandemia de coronavírus.
Ao longo do dia, leitores, ouvintes e telespectadores terão acesso a informações sobre serviços, a movimentação antes da eleição, durante a votação e após o fim da apuração, mostrando toda a repercussão dos resultados.
Veja como acompanhar :
GZH
A cobertura de GZH, que já começa na véspera da eleição, será focada em conteúdos de serviço, na movimentação nas ruas e das campanhas, no resultado e em análises. A partir das 6h de domingo, o site disponibilizará conteúdo ao vivo, registrando a movimentação das ruas, as atividades dos candidatos e informações sobre a apuração. Repórteres acompanharão o pleito em Porto Alegre, na Região Metropolitana, em Pelotas, na Zona Sul, em Caxias do Sul, na Serra, e em Santa Maria, na Região Central.
Leitores terão acesso a matérias de serviço, como “o que levar para votar” e “os cuidados a tomar no processo”, divulgação dos números do candidatos de Porto Alegre e sobre como acompanhar a apuração. Também poderão contar as suas experiências durante a votação em um formulário que será monitorado pela reportagem durante todo o dia.
Com o fim da votação e o início da apuração, a partir das 17h, a cobertura da Rádio Gaúcha passará a contar com reforço de imagens. Lives com apresentadores e comentaristas, no estúdio ou em casa, registros das atividades nas ruas e nos comitês estarão entre os conteúdos multimídia de GZH. Nessa etapa, o ao vivo de GZH também contará com conteúdos específicos sobre os resultados da eleição no Estado e no país, além de análises dos colunistas.
Na segunda-feira (16), newsletter resumindo os resultados será enviada.
Rádio Gaúcha
A cobertura da emissora começa à 0h de domingo, com programação ao vivo com foco total nas eleições. Equipes vão acompanhar o pleito em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul e região. São Paulo, maior capital do país, e Brasília, capital federal, também contarão com a presença da reportagem da Gaúcha.
Equipes da RBS TV no interior do Estado também vão atuar de forma integrada, entrando na programação da rádio com informações locais.
Neste ano, a Rádio Gaúcha não levará o estúdio móvel para locais de votação, como tradicionalmente ocorre na cobertura de eleição. A medida visa a não gerar aglomeração e garantir respeito aos cuidados com funcionários e ouvintes diante da pandemia.
A partir das 17h, a emissora acompanha em tempo real a apuração dos votos que indicará os vencedores e os candidatos que irão para o segundo turno da disputa nos municípios com essa possibilidade.
RBS TV
A partir das 7h, a emissora inicia a cobertura da abertura das seções eleitorais. A programação ao longo do dia contará com flashes ancorados pelas apresentadoras
Cristina Ranzolin e Carla Fachim. Repórteres espalhados em 17 municípios gaúchos também mostram como está a votação em todas as regiões do Estado.
Após o período de votação, às 17h, a RBS TV começa a acompanhar a apuração no Estado em tempo real pelo G1 RS e em flashes apresentados por Elói Zorzetto durante toda a programação do Fantástico. Após o Fantástico, o apresentador também comanda um programa especial com os principais resultados do pleito no Estado. A atração também contará com análise da jornalista e colunista de política Rosane de Oliveira, além de mostrar a festa dos eleitos e o cenário nas cidades em que haverá segundo turno na disputa pelo comando da prefeitura.