Candidato ao governo de Santa Catarina pelo PSD, Gelson Merísio voltou a usar o Rio Grande do Sul como exemplo negativo de gestão em sua campanha eleitoral. Enquanto no primeiro turno o deputado catarinense citou o Estado ao falar da falta de segurança, agora, um vídeo divulgado durante a propaganda eleitoral obrigatória no segundo turno faz críticas, de forma indireta, ao governador gaúcho e candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), para atacar seu adversário, Comandante Moisés (PSL).
"Veja o que acontece com um Estado quando você elege um governador sem preparo para o cargo", anuncia, logo no começo, o material de campanha divulgado na TV e no rádio nesta terça-feira (16) — veja alguns fragmentos do vídeo no final desta reportagem.
Na sequência, embora o nome do governador gaúcho não seja citado diretamente, o vídeo mostra várias notícias divulgadas na televisão desde que Sartori assumiu o Piratini, de 2015 a 2017.
Entre os fatos mostrados estão o corte de verbas para a saúde e a emergência lotada na Santa Casa, exibidos em 2015; a paralisação de policias, o parcelamento de salários do funcionalismo, greve dos servidores estaduais e a liberação de condenados por falta de vagas em presídio, no ano passado.
"Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil. Não podemos colocar isso em risco. Um governador sem preparo leva a um caminho sem volta", diz, ao final de um minuto, o vídeo da campanha de Merísio, que ficou em primeiro lugar no primeiro turno em Santa Catarina, com 31,12% dos votos válidos.
O alvo do ataque é Carlos Moisés da Silva, o Comandante Moisés. Com 29,72% da preferência, o ex-bombeiro, até pouco tempo desconhecido de grande parte dos catarinenses e filiado ao PSL, partido de Jair Bolsonaro, desbancou candidato do MDB, Mauro Mariani, e garantiu a vaga no segundo turno. No Rio Grande do Sul, o PSL deve apoiar Sartori.
Atualmente em quarto mandado como deputado estadual em Santa Catarina, Merísio é filiado ao PSD, partido do ex-governador catarinense Raimundo Colombo e também do atual vice do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli — que, durante a campanha à reeleição de Sartori, atua como governador em exercício.
O que dizem
Contatada, a assessoria do candidato Gelson Merísio confirma que a peça publicitária foi veiculada pela campanha na TV e no rádio na terça-feira (16). Sobre o conteúdo, limitou-se a dizer que o vídeo menciona a crise gaúcha, mas que "não há referência específica a um ou outro governante, mas sim às dificuldades que sabidamente atingiram a economia do Estado nos últimos anos". Os assessores reforçam que matérias jornalísticas são usadas para "ilustrar" a crise, mas não responde sobre vínculos do candidato com Sartori ou Cairoli.
Procurada pela reportagem, a assessoria do governador do Rio Grande do Sul em exercício, José Paulo Cairoli, informou que o posicionamento ficaria a cargo da campanha do candidato à reeleição , José Ivo Sartori . A coordenação da coligação informou que Sartori "disse que respeita muito o Estado de Santa Catarina e não vai comentar este assunto".
Veja, em imagens, trechos do vídeo: