GaúchaZH oferece um currículo resumido dos candidatos ao Palácio do Planalto que disputam o segundo turno da eleição. Confira abaixo o de Jair Bolsonaro (PSL).
Origem
Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1953, em Glicério (SP). Filho de um dentista prático e de uma dona de casa, formou-se técnico-eletricista por correspondência antes de ingressar no Exército. Graduado em Educação Física, cursou a Academia Militar de Agulhas Negras e chegou a capitão. Acabou desligado das Forças Armadas por liderar protestos por reajuste nos salários. Na política, elegeu-se deputado federal por sete mandatos consecutivos. É a primeira vez que concorre à Presidência.
Realização
Em 27 anos de mandato como deputado, Jair Bolsonaro apresentou 642 proposições, 171 delas projetos de lei, decretos legislativos, leis complementares e emendas à Constituição. Dois projetos foram aprovados: um isenta de IPI bens de informática e outro autoriza o uso da chamada "pílula do câncer" — a fosfoetanolamina sintética. Bolsonaro também aprovou emenda instituindo o voto impresso, mas a medida foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
Encrenca
A revista Veja revelou que a ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Siqueira, acusou-o, em 2008, de furto e ocultação de patrimônio e da renda mensal. Na separação judicial, Ana disse que ele furtou R$ 1,6 milhão em joias, reais e dólares de seu cofre e que ele não declarava todos os bens à Justiça Eleitoral. Bolsonaro nega. Hoje, Ana, que concorreu a deputada federal usando o sobrenome do capitão reformado, nega as acusações:
— Quando você está magoada, fala coisas que não devia.
Proposta
Bolsonaro promete criar nova carteira de trabalho, batizada de "Verde e Amarela". A adesão ao sistema seria voluntária, resultando em nova relação com o empregador, na qual o contrato individual prevalece sobre a CLT. Pelo sistema atual, são garantidos 34 direitos, como 13º salário e adicional de férias. Em entrevistas e no programa de governo, Bolsonaro não explica quais direitos seriam suprimidos.
Curiosidade
Bolsonaro descobriu sua vocação militar aos 15 anos. À época, em 1970, a família vivia no Vale do Ribeira, região de São Paulo onde Carlos Lamarca havia montado campo para treinar guerrilheiros contra a ditadura militar. Quando tropas das Forças Armadas chegaram para capturar os dissidentes, Bolsonaro e os amigos forneciam dicas sobre as matas e possíveis esconderijos dos homens de Lamarca. Dois anos depois, fez concurso para a escola preparatória do Exército.