O dólar domina o noticiário econômico nas últimas semanas. O real despencou em relação à moeda norte-americana, passando os R$ 4 na cotação comercial e rondando recordes históricos. Há impacto do cenário internacional, mas a incerteza eleitoral no Brasil potencializa a desvalorização da moeda brasileira.
O mercado financeiro não gosta de surpresas e imprevisibilidade. Em geral, cresce o movimento de aversão ao risco e isso leva à oscilação no câmbio. Projetar câmbio é uma das tarefas mais difíceis da economia, mas a certeza é que o impacto é forte. Vai da dificuldade para exportadores e importadores definirem seus custos e preços, até o aumento da inflação, o que reflete o comprometimento maior da renda das famílias.
No Programa de Economia desta semana, Giane Guerra, Juliana Bublitz e Marta Sfredo detalham os impactos do dólar na sua empresa e no seu bolso. Também apontam quais são as propostas dos candidatos à Presidência da República que estão no radar dos investidores e que podem interferir no câmbio.