O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta quarta-feira (21) que o presidente Michel Temer é "elegível" e tem todas as condições de disputar a reeleição neste ano. No entanto, ele garante que, atualmente, a decisão de Temer é clara no sentido de não concorrer à Presidência.
— Veja bem, o presidente é elegível, não é inelegível. É claro que, se ele vier no futuro a cogitar da possibilidade de disputar a eleição, ele tem condições de fazê-lo, mas hoje a posição do presidente é clara no sentido de não disputar as eleições — declarou Marun em entrevista na Câmara.
Nos últimos dias, lideranças da base aliada passaram a dar como certa a candidatura de Temer nas eleições de outubro . A avaliação é de que o presidente deu uma sinalização forte nesse sentido ao autorizar intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, em uma tentativa de adotar uma pauta popular.
A eventual candidatura de Temer envolve uma polêmica jurídica. Ele estaria inelegível após ser ter sido condenado, em 2016, pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo por doações eleitorais acima do teto, dois anos antes.