Após o anúncio da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, a candidatura de Michel Temer na eleição de 2018 começou a ser dada como certa nos bastidores da política nacional. O peemedebista estaria usando a pauta da segurança para ressuscitar sua imagem e impulsionar uma tentativa de reeleição.
Declarações de aliados confirmam a agenda eleitoral de Temer. Na terça-feira (20), o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, deixou a possibilidade no ar em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Já na quarta (21), o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, declarou que o presidente é "elegível" e tem todas as condições de disputar a reeleição neste ano.
Nesta edição do programa É Isso Mesmo?, checamos se procedem as informações sobre a possibilidade de Temer concorrer à Presidência em outubro, uma vez que o peemedebista foi condenado, em 2016, pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por doações eleitorais acima do teto, dois anos antes.
Critérios de classificação
É verdade
A informação está correta e corresponde a dados e estatísticas oficiais.
Não é bem assim
Parte da sentença está correta, mas há imprecisão no que é dito.
Não procede
O interlocutor está equivocado na informação que afirma.
Assista às edições anteriores:
Conferimos o que cinco possíveis candidatos à Presidência em 2018 — Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro, João Doria e Marina Silva — disseram em evento promovido pela revista Veja.
Nesta edição, checamos se o tempo para abrir uma empresa realmente caiu em Porto Alegre, como comemorou o prefeito da Capital, Nelson Marchezan.
Confira se o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, poderia ter apresentado duas vezes em 2017 a proposta de revisar o IPTU.
Neste programa, checamos se procedem as reclamações da defesa do ex-presidente Lula de que sua apelação tramitou em tempo recorde no TRF4.
Checamos se o TRF4 é mais rigoroso na condução dos processos da Operação Lava-Jato do que o juiz Sergio Moro, responsável pela análise das ações em primeira instância.
Reunimos declarações da ex-presidente Dilma Rousseff em entrevista concedida a GaúchaZH. Na conversa, Dilma falou sobre Aécio Neves e Lula, entre outros temas.
Reunimos declarações do presidente Michel Temer sobre a reforma da Previdência e conferimos a veracidade de cada uma delas.
O programa conferiu declaração do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Saiba se existe risco ao tomar a vacina da febre amarela mais de uma vez
O programa conferiu o que é verdade e o que é licença ficcional no filme Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott, que reconstitui o sequestro do adolescente John Paul Getty III, neto do executivo do petróleo J. Paul Getty, em 1973.