O programa É isso mesmo?, do GaúchaZH, confere a veracidade de fatos, dados e declarações de autoridades e personalidades. Nesta quarta-feira (10), checamos se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é mais rigoroso na condução dos processos da Operação Lava-Jato do que o juiz Sergio Moro, responsável pela análise das ações em primeira instância.
No próximo dia 24, o TRF4 deve analisar a apelação mais importante até aqui: o julgamento do recurso movido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação imposta por Moro no caso do triplex no Guarujá (SP).
Levantamento do GaúchaZH nas apelações de todos os 23 processos que tramitaram no TRF4, que abarcam 102 vereditos da 1ª instância, aponta que o tempo de prisão estabelecido aos condenados na Lava-Jato é de 988 anos, 11 meses e 23 anos — 147 anos, oito meses e 21 dias a mais do que as penas impostas aos réus por Moro.
Quando elevou as penas dos punidos por Sergio Moro e condenou réus que haviam sido absolvidos em primeira instância, o tribunal acabou aumentando o tempo de prisão em 237 anos e nove dias. Em contrapartida, ao reduzir penas ou absolver acusados que haviam sido condenados pelo juiz, a Corte diminuiu o período de prisão dos sentenciados em 89 anos, três meses e 18 dias.
Critérios de classificação
É verdade
A informação está correta e corresponde a dados e estatísticas oficiais.
Não é bem assim
Parte da sentença está correta, mas há imprecisão no que é dito.
Não procede
O interlocutor está equivocado na informação que afirma.
Assista às edições anteriores:
Conferimos o que cinco possíveis candidatos à Presidência em 2018 — Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro, João Doria e Marina Silva — disseram em evento promovido pela revista Veja.
Nesta edição, checamos se o tempo para abrir uma empresa realmente caiu em Porto Alegre, como comemorou o prefeito da Capital, Nelson Marchezan.
Confira se o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, poderia ter apresentado duas vezes em 2017 a proposta de revisar o IPTU.
Neste programa, checamos se procedem as reclamações da defesa do ex-presidente Lula de que sua apelação tramitou em tempo recorde no TRF4.