A votação do segundo turno em Caxias do Sul tem clima tranquilo, segundo a juíza eleitoral Carina Falcão. Até o início da tarde deste domingo (27), houve a troca de três urnas e cerca de 25 mesários não compareceram às seções. A apuração dos votos está programada para iniciar a partir das 17h e finalizar por volta das 20h. A projeção é do chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski. Porém, o resultado foi confirmado às 18h.
As ocorrências das urnas que apresentaram problemas foram registradas no Salão Comunitário Nossa Senhora de Lourdes, na Escola José Venzon Eberle, no bairro Bela Vista, na Zona Eleitoral 169ª e outra na Escola Rosário de São Francisco, no Charqueadas, na Zona 16ª. Todas já foram substituídas. No total, 25 mesários não compareçam, o que a juíza pontuou ser um índice alto, mas os mesários suplentes já foram acionados.
Conforme Carina, a expectativa é que o dia seja tranquilo.
— Tudo transcorreu da forma mais perfeita a ordem, os horários foram totalmente cumpridos dos roteiros. Enfim, nós estamos com a expectativa de um pleito tranquilo, vocês podem ver que as ruas estão bem tranquilas — destacou a juíza.
A juíza eleitoral também pediu para que os eleitores compareçam as urnas.
— Eu aproveito para conclamar os eleitores a exercer o seu direito de voto. A gente tem visto uma abstenção muito grande e nossa preocupação é que isso também é um enfraquecimento da própria democracia. Foi uma luta tão grande para a gente conseguir o direito de voto. Enfim, vamos exercer esse direito de voto, porque a omissão diante disso é uma coisa que a gente não pode aceitar — disse Carina.
No caso das denúncias de crime eleitoral, Borowski salienta que receberam alguns casos, mas que não foram feitos flagrantes e nem registrados termos circunstanciados. Além disso, frisou que no dia das eleições está proibido a realização de propagandas eleitorais, apenas a silenciosa (como uso de camisetas e adesivos, por exemplo).
Testes nas urnas
Na manhã de sábado (26/10), na 169ª Zona Eleitoral, a seção 128, que fica no Salão Paroquial do Sagrada Família foi sorteada para o teste de integridade. Nesse caso, o teste é feito direto de Porto Alegre. Então a urna foi levada, lacrada, e da capital será feita uma votação paralela, conectada com outra urna que foi colocada na seção.
Já a seção 398, da 136ª Zona Eleitoral, que está localizada na Escola Santa Catarina, foi sorteada para o teste de autenticidade, que verifica se o sistema que consta na urna é o mesmo gerado pelo TSE. Nesse caso, o teste foi realizado no local de votação, às 7h deste domingo (27/10).