Adiló Didomenico (PSDB) está reeleito como prefeito de Caxias do Sul. Ele recebeu 51,38% ou 116.730 dos votos válidos no segundo turno da eleição neste domingo (27). O candidato do PL, Maurício Scalco (PL), recebeu 48,62% ou 110.476 dos votos.
O resultado foi definido às 18h06min deste domingo (27), com 98,72% das sessões apuradas. Adiló é o primeiro prefeito reeleito em Caxias desde José Ivo Sartori (MDB), que venceu as eleições de 2004 e 2008 no município.
Logo após a reeleição, a página da campanha de Adiló realizou uma transmissão ao vivo em uma rede social. O prefeito apareceu com apoiadores e a esposa, Jussara Canali. O tucano agradeceu o apoio e pediu união, e "não revanchismo". Adiló afirmou que vai governar para todos:
— Meu reconhecimento, meu agradecimento a todos que construíram essa caminhada do bem, do amor, da paz, suportando tudo aquilo que houve de adversidade. Agora é o momento de se unir, não é de revanchismo e discórdia. Precisamos governar e atender a todos os caxienses. Vamos juntos, essa vitória foi construída a muitas mão — ressaltou.
Na transmissão, Adiló ainda deixava a residência dele, no bairro Cristo Redentor. Antes de ir ao comitê, o prefeito reeleito foi recepcionado e celebrado pelos vizinhos.
Quem é o novo prefeito de Caxias
Adiló Didomenico, 72 anos, é natural de Marau e começou a militar na política estudantil na década de 1970. Ajudou na fundação do PTB em Caxias do Sul, na década de 1980. De 1989 a 1997, presidiu o Conselho Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Além da carreira política, atuou como comerciante por mais de três décadas.
Didomenico já foi vereador da cidade. Em 2013, assumiu o papel de secretário municipal de Obras e Serviços. Permaneceu no cargo até março de 2016. O político é formado em Economia e pós-graduado em Marketing.