O candidato à reeleição à prefeitura de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), permanecerá em casa, no bairro Cristo Redentor, na tarde deste domingo (27) de eleição. Após a agenda da manhã, em que foi votar e acompanhou companheiros de chapa e apoiadores, o tucano fica com a família e celebra o aniversário de nove anos da neta Helena.
Adiló também deve acompanhar o início da apuração em casa, a partir de 17h. Depois, o candidato segue para o comitê da chapa, na Rua Garibaldi.
Pela manhã
A agenda de Adiló iniciou por volta de 8h15min deste domingo, quando votou na Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani. Ele estava acompanhado do candidato a vice Edson Nespolo, da primeira-dama, Jussara Canalli, da prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB), e diversos apoiadores. A neta Helena também esteve com o avô.
A menina ganhou Parabéns a você durante o café da manhã realizado mais cedo em uma casa que pertence à família, no bairro Rio Branco. No local, Adiló recebeu o apoio de familiares, correligionários e lideranças políticas, como o candidato a prefeito no primeiro turno Felipe Gremelmaier (MDB) e o ex-prefeito de Caxias Mansueto Serafini.
O candidato à reeleição agradeceu a presença e o empenho durante a campanha e falou da dificuldade em lidar com as fake news durante o período eleitoral.
— Apesar das fake news nas redes sociais, chegamos no final com a consciência de dever cumprido, que levamos a nossa mensagem depois de todos os problemas que enfrentamos nos últimos três anos e meio, quase quatro anos. Uma Caxias preparada, uma Caxias organizada, com condições de retomar um crescimento firme e seguro. Que seja um dia que a gente possa festejar a democracia e dizer que a verdadeira pesquisa fica a critério da consciência e coração de cada eleitor.
O deslocamento até a escola onde Adiló vota — distante cerca de 100 metros da residência — foi feito à pé.
Após, o candidato acompanhou o voto de Nespolo e Mansueto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no Centro, e de Felipe na Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, no bairro Panazzolo. Nespolo estava acompanhado da esposa Pamela Rosa, grávida de oito meses. Ela espera um menino, João Pedro.
Ao longo da manhã, o prefeito acompanhou ainda o voto da primeira-dama no salão da Igreja Santos Anjos da Guarda, no Bela Vista, e da vice-prefeita Paula Ioris na Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza, no bairro Cruzeiro, além do voto do deputado estadual e presidente municipal do PSDB, Neri, o Carteiro, no salão da igreja do Cruzeiro. Ele também concedeu entrevista à Gaúcha no estúdio em Caxias pouco antes das 10h.
Veja a entrevista de Adiló Didomenico na Rádio Gaúcha
A agenda do candidato terminou por volta de 12h10min, com a participação em uma emissora de rádio da cidade. Segundo Adiló, o encontro com os apoiadores no comitê de campanha ocorre independente do resultado.
— Visitamos várias seções acompanhando, inclusive, nosso pessoal na votação. Encontramos um ambiente muito tranquilo. Soubemos que teve um ou outro lugar com incidente, mas onde passamos, graças a Deus, muito tranquilo, o verdadeiro exercício da democracia. Nossa expectativa é muito boa, é positiva dado o crescimento da nossa campanha nessa última semana. Mas agora é respeitar o eleitor e aguardar o resultado no final do dia, respeitando sempre a vontade do eleitor que é o que nos cabe como candidato — avaliou Adiló.