Uma urna eletrônica de Caxias do Sul foi sorteada para o chamado teste de integridade, que será realizado neste domingo (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em Porto Alegre. A seleção ocorreu neste sábado (26), mesmo dia da distribuição dos aparelhos nos locais de votação. A seção sorteada foi a 128 da Zona Eleitoral 169, que fica no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família.
O teste de integridade consiste em uma votação paralela e aberta na sede do TRE para verificar se os votos digitados são os mesmos registrados pelo sistema. Os números apurados não são contabilizados na totalização oficial. Teste semelhante também é realizado no Cartório Eleitoral, após a preparação das urnas, dias antes da eleição.
De acordo com o chefe da Zona eEleitoral 169, Edson Borowski, a urna que será transportada a Porto Alegre é a mesma que foi lacrada para o primeiro turno para a seção sorteada. Ela foi retirada do local de votação e entregue na manhã deste sábado para servidores do TRE que fizeram o transporte.
— Nós demos carga (preparamos) numa outra urna reserva que vai substituir a original lá no próprio salão paroquial do Sagrada Família — explica.
Outra urna de Caxias, da Zona Eleitoral 136, Seção 398, na Escola Santa Catarina, foi sorteada para o teste de autenticidade. Nesse caso, equipes da Justiça Eleitoral comparecem à seção e fazem a auditoria no local. A verificação é para conferir se o programa rodado pela urna é, de fato, aquele gerado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O teste vai ocorrer às 7h deste domingo (27), pouco antes do início da votação.
Os sorteios para os testes são realizados pelo TRE e selecionam inicialmente a zona eleitoral e depois a seção. Foram escolhidas oito urnas para cada teste entre as cidades com segundo turno no Estado. Em Caxias do Sul, a distribuição das urnas ocorreu na manhã deste sábado.