O segundo turno das eleições municipais ocorre no domingo (27) em Caxias do Sul e em outras quatro cidades gaúchas, e os trabalhos de preparação para o pleito já iniciaram. Na manhã deste sábado (26), as 1.096 urnas eletrônicas que serão usadas começaram a ser distribuídas aos 165 locais de votação do município.
A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados até o meio-dia nas 1.110 seções das três Zonas Eleitorais do município. São 29 roteiros feitos por vans que levam os equipamentos a partir do Cartório Eleitoral, localizado na Rua Garibaldi.
Em função deste trabalho, a via está bloqueada entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado. Neste sábado, o tráfego está interrompido até as 14h. Já no domingo, dia do segundo turno das eleições, o bloqueio começa a partir das 6h30min, seguindo até as 22h.
No primeiro turno das eleições, oito equipamentos tiveram que ser substituídos por apresentarem problemas. O chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, destaca que neste sábado as urnas são recebidas e testadas pelos presidentes das seções:
— Para verificar se não houve nenhum dano, se não teve nenhum prejuízo nesse transporte e também para verificar se a gente não encaminhou alguma das urnas para o local errado.
A votação começa às 8h e será encerrada às 17h no domingo. Vale relembrar que o voto é obrigatório para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos.
— Fazemos o apelo e lembramos que quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo. É uma votação muito rápida, é apenas um cargo, então, o fluxo deve ser muito mais tranquilo do que no dia 6 — finaliza Borowski.
O tamanho da eleição
- Número de eleitores aptos: 347.184
- Número de urnas: 1.096
- Número de seções: 1.110
- Número de mesários para o segundo turno: 3.288