O candidato a prefeito de Caxias do Sul, Maurício Scalco (PL), da coligação O Futuro é Agora, vai acompanhar a apuração do segundo turno em casa, no bairro Madureira, com a família. Quando o resultado for divulgado, ele vai até o comitê central na Avenida Júlio de Castilhos, 1.393, no Centro. Às 20h, está prevista uma entrevista coletiva no Hotel Intercity.
Durante a tarde, o candidato do PL deu sequência às visitas em locais de votação. Scalco acompanhou o voto do vereador mais votado na eleição, Hiago Stock Morandi (PL), no Colégio Murialdo. Depois, esteve no salão da Igreja da comunidade São Ciro, onde acompanhou a votação do vereador eleito Pedro Rodrigues (PL).
Acompanhado apenas da assessoria, fez uma visita rápida na Escola Tancredo Neves, no bairro Santa Fé, tirou fotos com eleitores e ouviu palavras de incentivo. Na escola Luciano Corsetti, no bairro Kayser, acompanhou o voto do vereador Adriano Bressan (PP).
Pela manhã
A agenda do candidato começou com um café da manhã às 8h, em uma padaria no bairro Madureira. Ele estava acompanhado da família e de coordenadores da campanha.
Scalco votou por volta de 8h45min deste domingo (27), na seção 421, na Escola Abramo Randon, no bairro Madureira. Ele estava com a esposa, Vanessa Webber, e outros apoiadores.
O candidato entrou na escola às 8h40min. No mesmo local, acompanhou o voto da esposa. Ele permaneceu no local por cerca de 12 minutos.
— Hoje é o dia da democracia, é o dia do povo escolher a melhor opção para administrar a Caxias a partir do ano que vem. Eu acho que todo o trabalho que podia ter sido feito foi feito nesses muitos meses de trabalho, e eu acho que hoje é uma coroação de todo o trabalho, tudo o que foi apresentado para a comunidade nos debates, nas propostas. Então, hoje é o dia da democracia — disse Scalco, após votar.
Após votar, Scalco seguiu para a sede do Grupo RBS, onde concedeu entrevista à Rádio Gaúcha.
Veja a entrevista de Maurício Scalco na Rádio Gaúcha
Na sequência da entrevista, o candidato acompanhou o voto do seu pai, Basílio, no Recreio da Juventude, e da mãe, Irene, na Casa da Cultura. Após, Scalco concedeu entrevista a outro veículo de comunicação e visitou o Colégio Madre Imilda, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e a Escola Presidente Castelo Branco, no bairro Fátima.
A comitiva seguiu para a Faculdade Anhanguera, no bairro Desvio Rizzo, para acompanhar o voto da candidata a vice Gladis Frizzo (PP), às 11h55min. Gladis usava máscara, pois está em tratamento contra uma doença pulmonar. Ela sofreu um mal súbito durante a madrugada da última quarta-feira (23), e teve alta do Hospital Pompéia na sexta-feira (25).
— A eleição é também abraçar as pessoas. É um dia festivo para a nossa comunidade. Então, para mim é uma alegria. Fiz questão de estar aqui hoje podendo depositar o meu votinho na urna para também contribuir com a democracia. A saúde está boa, eu tenho mais sete dias de resguardo, preciso me cuidar mesmo, mas está tranquilo, estou muito bem — disse Gladis, após o voto.
O candidato Scalco, acompanhado da família e apoiadores, seguiu para um restaurante no bairro Cristo Redentor, por volta de 12h15min, onde almoçou.