A última etapa do projeto de infraestrutura do aeroporto da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul, foi enviado ao governo federal na última sexta-feira (3). A Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) encaminhou os documentos para a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, que agora tem 30 dias para fazer a revisão do material.
Entregue no dia 26 de abril, o projeto foi elaborado pela empresa Iguatemi Consultora e Serviços de Engenharia. São mais de 700 páginas de informações técnicas. Para dar conta de revisar todo o conteúdo, a Seplan fez uma força-tarefa durante a semana passada para analisar o projeto. Gradativamente, o material foi sendo alimentado no sistema da base de informações da SAC, o que foi finalizado na sexta.
São 30 dias, a partir de então, que a SAC tem para revisar todo o material e liberar o início do processo licitatório, se estiver tudo certo e nenhum ajuste for necessário. Em meio aos trabalhos em função dos problemas causados pela chuva, que atinge todo o Estado desde domingo (28), o prefeito Adiló Didomenico celebrou o avanço no projeto do aeroporto:
— Agora é com eles. A partir da entrega da complementação do projeto feita nesta sexta, a SAC tem 30 dias para dar o parecer. Estando tudo certo, que deverá estar, porque a equipe da SAC acompanha desde o início e trabalha em conjunto com os nossos técnicos da SEPLAN, o projeto estará apto para ser licitado. Importante destacar que Maffili (coordenador geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes) nos disse que o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha é o mais importante projeto de aeroporto regional na SAC e tem seus recursos assegurados via PAC — destacou Adiló.
Com 700 páginas, empresa entrega projeto de futuro aeroporto da Serra
Leia na coluna de Ciro Fabres
Caso a SAC dê aval positivo, o processo de licitação será posteriormente encaminhado pela prefeitura de Caxias do Sul. A secretaria federal também informa a Casa Civil sobre o andamento do projeto, para que os recursos federais sejam encaminhados. São cerca de R$ 200 milhões que estão garantidos para a construção do aeroporto.
O próximo passo é encaminhar, também à SAC, o projeto arquitetônico das edificações, que incluem o terminal de passageiros, por exemplo. A prefeitura, entretanto, não deu mais informações sobre andamento desta etapa.