Faltando uma semana para a primeira sessão legislativa de 2024, marcada para 1º de fevereiro, o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul está irreconhecível. Sem bancadas, cadeiras, tribuna e mesa diretora, a Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti está passando por reformas e melhorias. O espaço vai receber novo mobiliário, troca de refletores e lâmpadas, além de câmeras novas para as transmissões da TV Câmara. O canteiro de obras deve permanecer até a próxima segunda-feira (29), quando a Casa prevê a conclusão dos trabalhos.
Se o plenário está com um visual completamente diferente neste momento, inclusive com um andaime instalado no meio das cadeiras do público, os caxienses não devem estranhar as semelhanças quando as sessões voltarem a ocorrer, a partir de fevereiro. Os móveis que serão colocados, apesar de completamente novos, terão a mesma aparência que os antigos.
Isso ocorre porque o mobiliário está incluído no projeto arquitetônico da Câmara, desenvolvido pelo arquiteto João Alberto Marchioro. Ele detém os direitos autorais do projeto, e portanto, conforme explicou a assessoria de imprensa do Legislativo, qualquer alteração ou reforma precisa de autorização e ciência do arquiteto responsável pela idealização do prédio para ser executada.
Por isso, as bancadas dos vereadores e a tribuna terão o mesmo visual na abertura do ano legislativo. A mesa dos trabalhos, apesar de semelhante à anterior, será maior, com possibilidade de comportar uma cadeira a mais. O aumento, de acordo com a assessoria da Casa, é para que os parlamentares tenham um conforto maior no dia a dia, e para possibilitar espaço a mais autoridades em solenidades. O móvel antigo da mesa pode ser reaproveitado na Sala das Comissões Adelar Bertussi, no segundo andar da Casa, mas a viabilidade ainda está sendo estudada. As cadeiras dos parlamentares também passaram por reformas e ganharam novo revestimento, deixando o tom marrom-avermelhado para receber uma capa preta.
Além das mudanças na mobília, um novo telão, mais moderno, já foi instalado no plenário, ainda no final do ano passado. As nove telas utilizadas até 2023 deverão ser aproveitadas no plenarinho e na Sala das Comissões Geni Peteffi. Novas câmeras robotizadas, responsáveis pela maior parte das imagens durante as sessões, também serão substituídas por equipamentos mais modernos, com qualidade de imagem melhor, já de olho nas transmissões em sinal aberto da TV Câmara. A iluminação do plenário também foi reforçada, com a substituição de equipamentos e lâmpadas queimadas, além da instalação de novos refletores.
Para comportar as mudanças, a fiação sob o piso também foi substituída. Outra mudança que está prevista para 2024 é a construção de uma escada de incêndio, em adequação ao plano de proteção contra incêndios.
TV em sinal aberto deve demorar
Com autorização para as transmissões publicada no Diário Oficial da União, o parlamento caxiense corre para finalizar a estrutura de equipamentos para disponibilizar a TV Câmara Caxias em sinal aberto. Segundo a assessoria do parlamento caxiense, ao longo do primeiro semestre serão encaminhadas as licitações dos equipamentos necessários para as transmissões. Para a operação, a TV Câmara precisa de aparelhos como nobreaks (aparelhos que garantem energia em caso de quedas na rede elétrica), multiplexador de sinais, antena, transmissor e receptor e sistema de telesupervisão.
No primeiro momento, portanto, a Câmara deve se debruçar em estudos técnicos preliminares e na elaboração do termo de referência para embasar o processo licitatório. A previsão é de que a aquisição dos equipamentos e o início da implementação do sinal aberto passe a ocorrer a partir do segundo semestre deste ano. Não há previsão de quando a TV Câmara estará disponível em sinal aberto.