Na semana que vem, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul volta do recesso, e as sessões voltam a ocorrer semanalmente, entre as terças e quintas-feiras. A volta está marcada para o dia 1º de fevereiro. É o último ano da atual legislatura, já que em 6 de outubro os eleitores vão às urnas escolher novos vereadores e um prefeito ou prefeita para comandar a cidade a partir de 2025. E quase como unanimidade, as bancadas apontam a saúde e a zeladoria da cidade como os principais temas a serem discutidos e enfrentados ao longo de 2024 na Câmara.
O ano eleitoral deve inevitavelmente permear os embates políticos em meio às pautas do Legislativo. A oposição deve fortalecer as críticas ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que será candidato a reeleição no pleito de outubro. Já os vereadores da base devem defender o governo municipal, elencando as ações positivas desde o início da gestão, em 2021.
Mesmo assim, não faltam pontos a serem debatidos que afetam diretamente a vida da população. O vereador Zé Dambrós, líder da bancada do PSB — partido que integra a base do Governo Adiló —, afirma que a Câmara deve receber muita atenção da comunidade ao longo do ano, que estará de olho no trabalho dos parlamentares para auxiliar na decisão do voto. Dambrós, cujo partido ainda não definiu se apoiará Adiló na campanha, diz que é preciso ajudar o Executivo a colocar em prática projetos aprovados na Câmara no ano passado.
— Os projetos aprovados em 2023 são de grande importância. O que nós precisamos, a nossa preocupação maior, é ajudar o Executivo a colocá-los em prática, como o canil, o mercado público, além de fiscalizar as PPPs (parcerias público-privadas), cobrar que ande mais rápido a regularização fundiária.
Ajudar a população
Outra unanimidade, explicitada tanto por situação quanto por oposição, é que os temas que forem debatidos tenham como objetivo ajudar a população. Há o receio de que as discussões políticas se confundam com “discursos eleitoreiros”, como definiu o vereador e líder da bancada do PRD, Velocino Uez, que espera “melhorar a vida das pessoas”. É o mesmo sentimento da bancada do PT, liderada por Rose Frigeri.
– A gente espera que os projetos e pautas da Câmara sejam para ajudar a população, que façam com que a cidade melhore, que realmente tenha um cuidado. Que todos sejam para melhorar direitos da população – define a petista.
As prioridades para os líderes de bancada
NOVO: Ricardo Zanchin
O caxiense precisa ter uma cidade bacana e limpa.
- "Tivemos um ano (2023) com muitos problemas na área da saúde, é um ponto a ser trabalhado. A população em situação de rua está aumentando bastante e precisa ser resolvido. Vamos trabalhar bastante na harmonia visual da cidade, é ano de Festa da Uva, mas a cidade está suja, feia. O caxiense precisa ter uma cidade bacana e limpa. Caxias precisa manter uma taxa de crescimento razoável para atender toda a demanda de migrantes e a mão de obra que está surgindo."
PCdoB: Renato Oliveira
Um dos temas mais importantes é o debate da saúde.
- "Um dos temas mais importantes é o debate da saúde, como a conclusão do Hospital Geral, e que de fato sejam atendidas as mães, que se tenha um lugar para serem atendidas, e que a situação das UPAs seja resolvida. Temos problemas na segurança de Caxias, sabemos que não está boa. Não estamos vendo nenhuma luz no fim do túnel para saírem creches e escolas infantis. Os piscinões também precisam sair, não podemos nos acostumar com o que não é bom, temos que tomar providência antes para evitar alagamentos."
PDT: Rafael Bueno
Esperamos projetos e pautas que venham ao encontro do que a população precisa efetivamente.
- "Esperamos projetos e pautas que venham ao encontro do que a população precisa efetivamente. Na saúde, nossa cidade está em colapso. Na infraestrutura, temos problema com alagamentos. Precisamos minimizar déficit da educação infantil e criar escolas de turno integral nas periferias. Uma das Câmaras com maior orçamento no país precisa responder à altura à população. Trazer o povo de volta ao Legislativo."
PL: Sandro Fantinel
Espero menos politicagem dos colegas e mais trabalho, mais preocupação com a cidade.
- "Vou atrás de pelo menos uma ambulância para o interior, e trabalhar para verbas federais para asfaltamento na região do Carapiaí (localidade). Vou ajudar o partido nos bastidores. Espero neste ano menos politicagem dos colegas e mais trabalho, mais preocupação com a cidade. Dá para ir atrás de votos, mas também dá tempo de buscar soluções. Eu vou fazer meu trabalho e o (Maurício) Scalco o dele, cada um no seu galho, mas vamos nos apoiar no trabalho da Câmara."
PP: Alexandre Bortoluz
Vai ter bastante embate sobre o que a gente ouve da população nas ruas, como a zeladoria.
- "Vai ter bastante embate nas pautas municipais, sobre o que a gente ouve da população nas ruas, como a zeladoria. Este ano, vamos transformar a Frente Parlamentar da Defesa Civil em uma subcomissão dentro da Comissão de Segurança Pública, e promover uma cartilha para orientar melhor a população sobre eventos climáticos extremos. E vamos continuar na cobrança de aumento de efetivo nos órgãos de segurança pública."
PRD: Velocino Uez
A gente aguarda bons projetos para melhorar a vida das pessoas.
- "Um dos projetos que deve aportar nesta Casa, que é promessa do Adiló, é ajustar o equilíbrio de salário entre funcionário novo e antigo. Educação deve voltar à baila de novo. E a saúde nunca vai deixar de ser debatida, e com certeza a questão da maternidade. Tenho muita cobrança de segurança no interior, que voltou a ter muitas ocorrências. Deverão vir bons projetos para a gente debater. A gente aguarda bons projetos para melhorar a vida das pessoas."
PSB: Zé Dambrós
O que nós precisamos é ajudar o Executivo a colocar projetos em prática.
- "O PSB tem (preside) duas comissões (na Câmara) de extrema importância (de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação e de Acessibilidade). Os projetos aprovados em 2023 são de grande importância. O que nós precisamos é ajudar o Executivo a colocá-los em prática, como o canil, o mercado público, fiscalizar as PPPs, cobrar que ande mais rápido a regularização fundiária. Nossa bancada está preocupada com a zeladoria e com a Codeca."
PSD: Juliano Valim
Que as pautas sejam voltadas para a comunidade, e que venham projetos para beneficiar a população.
- "Que as pautas sejam voltadas para a comunidade, e que venham projetos para beneficiar a população, como parcerias público-privadas na educação e pautas da saúde e esporte. Vou continuar fazendo o meu trabalho, buscando auxiliar as pessoas que nos procuram. Que sejam investidos recursos na melhoria da tecnologia, para que as assessorias possam trabalhar da melhor forma."
PSDB: Olmir Cadore
Vou me debruçar muito no tema saúde.
- "Os projetos e pautas não vão fugir dos últimos três anos, como infraestrutura, saúde, zeladoria da cidade, acessibilidade. Moradores em situação de rua com certeza vai ser um tema muito discutido e muito cobrado. O Planmob (Plano Diretor de Mobilidade Urbana), que vai começar a ser posto em prática, vai tomar conta do debate. Vou me debruçar muito no tema saúde."
PT: Rose Frigeri
Espero que os projetos tenham ritmo de andamento bastante eficaz.
- "Enquanto bancada, vamos seguir no debate da saúde, do cuidado da cidade, que está completamente abandonada. Vamos cobrar o serviço público de qualidade, pois faltam servidores e estruturas adequadas em praticamente todas as secretarias e órgãos públicos. Outra pauta importante é a mobilidade urbana, o transporte público e a segurança, além da educação. Espero que os projetos tenham ritmo de andamento bastante eficaz."
REPUBLICANOS: Elisandro Fiuza
Vamos abordar fortemente esse comportamento plural entre a sociedade e poder público.
- "Esperamos projetos de ordem social, como guarda subsidiada aos idosos, Plano de Mobilidade sendo implementado, além das PPPs de iluminação pública e educação sendo efetivadas. Vamos discutir o cuidado com o meio ambiente, combater os lixões clandestinos e fazer com que a Codeca obtenha mais maquinários e novas tecnologias para entregar uma cidade bonita e convidativa. Vamos abordar fortemente esse comportamento plural entre a sociedade e poder público, para avançar no melhor investimento de recursos públicos. Os recursos usados para combater lixões clandestinos, por exemplo, poderiam ser investidos em roçadas e compra de equipamentos."
LÍDER DE GOVERNO: Lucas Diel (PDT)
Vou focar na atenção nos bairros, Maesa e na busca de recursos para Caxias.
- "Sempre no início de ano uma das pautas importantes é a da educação, notadamente as vagas escolares. A pauta da saúde é permanente e a da zeladoria da cidade. Vamos começar a ver o resultados das PPPs (educação, iluminação). O plano de mobilidade é uma pauta importante a ser discutida, e, por óbvio, as eleições terão destaque nas discussões. Quero propor projetos relacionados ao meio ambiente e também debater a questão das zonas das águas. Vou focar na atenção nos bairros, Maesa e na busca de recursos para Caxias."
A reportagem tentou contato com a líder de bancada do MDB, vereadora Gladis Frizzo, mas não recebeu retorno.