Pontualmente às 17h de domingo (4), iniciou a apuração de mais uma eleição que escolheu os representantes da União das Associações de Bairro (UAB) de Caxias do Sul e as associações de moradores de bairros (Amobs). A eleição dos novos presidentes ocorreu em 147 Amobs, sendo que somente 13 tiveram dois ou mais candidatos. As demais 134 associações, assim como a própria UAB, tiveram chapa única. Para a presidência da UAB, concorria novamente o atual presidente Valdir Walter.
Primeira Amob eleita foi a Vila Moderna, com chapa única, às 17h06min. O presidente se chama Ivo Schmidt. O resultado da última urna foi divulgado às 21h05min. Walter computou 8.264 votos a seu favor, de um total de 8.795. O resultado ratifica-o como presidente para a gestão 2023 a 2025.
Um grande número de pessoas acompanhava o movimento no Ponto de Cultura UAB Cultural, local da apuração. E mesmo do lado de fora havia filas para a entrega das urnas. Em meio ao público, políticos e autoridades mostravam seu engajamento com a causa comunitária. Entre eles, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
— Voto no bairro Rio Branco, onde sou afiliado, pois morei 37 anos lá. Compareci para votar, porque é importante. A Jussara (primeira-dama) faz parte da chapa do Bela Vista... — disse Adiló, interrompido por Jussara Canali.
— E ele não votou em mim (risos) — brincou ela.
— É muito importante que o povo participa, porque quem vota e ajuda a eleger tem toda a legitimidade depois de acompanhar os trabalhos. Não que quem não votou não tenha direito, mas quem participa entendo que tenha mais legitimidade. A Associação de Bairros é uma entidade que tem uma força muito grande e é a primeira porta que o morador bate, quando tem um problema. Por isso, temos procurado manter um diálogo republicano com todas as Amobs e com a UAB. E se estamos aqui, para prestigiar, é porque temos muito respeito por esse trabalho voluntário — complementou Adiló.
Nova gestão para Valdir Walter
O atual presidente da UAB, Valdir Walter, disputava novamente a eleição da entidade em chapa única. Antes mesmo do resultado final, ele tinha convicção de que seria mais uma vez aclamado presidente. Walter brincou dizendo que a disputa com mais de uma chapa sempre é mais emocionante, mas se mostrava satisfeito com o pleito e com mais esse voto de confiança dos comunitários.
— Vamos reerguer novamente o movimento comunitário. Estamos no caminho certo e tenho certeza que nós e a gestão das novas associações de moradores vamos reerguer o movimento.
Entre as prioridades, o presidente reeleito elenca as duas primeiras.
— Nós temos várias prioridades. Mas a principal é a recuperação da sede, que está sendo concluída. E claro, a assistência às associações de moradores. Precisamos fazer um recadastramento para a próxima gestão, porque a gente sabe que tem muitas associações que estão com suas listas com nomes de pessoas que já faleceram, ou não moram mais no bairro. Então essa também vai ser uma das prioridades.
Apoio de vereadores
Estiveram participando da apuração os vereadores Lucas Caregnato (PT), Estela Balardin (PT), Rose Frigeri (PT) e Lucas Diel (PDT), além do presidente da Câmara de Caxias do Sul, Zé Dambrós (PSB).
Estiveram presentes ainda o deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB) e a deputada federal, Denise Pessôa (PT). Numa das mesas, também auxiliando na contagem, estava a ex-secretária da Cultura, Rúbia Frizzo.