O dia ensolarado foi um incentivo a mais para o público que se reuniu no Parque Cinquentenário, em Caxias do Sul, e seguiu pedalando até o Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) neste domingo (4). O percurso de pouco mais de dois quilômetros do passeio ciclístico está entre as atividades promovidas para a Semana do Meio Ambiente.
Ciclistas amadores, profissionais e amantes de esportes saíram do Cinquentenário por volta das 14h. Para o morador caxiense José Marcelo Fonseca, a bicicleta e o empurrãozinho que recebeu do filho há pouco mais de um ano causaram uma mudança positiva na rotina diária e em tarefas que comumente fazia de carro.
— Eu sou ciclista diário, uso para ir ao trabalho e comecei há um ano e três meses porque no aniversário dele (o filho) ensinei a pedalar e ele questionou se eu não ia pedalar também. Comecei por causa dele, peguei gosto e abandonei o carro. Foram 27 quilos a menos desde então, eu era uma bolinha (risos) — conta o morador, que antes do passeio ciclístico já havia feito um percurso de 50 quilômetros.
A nova rotina adotada por Fonseca acabou se tornando especial para o pequeno João Antônio Fonseca, nove anos. Para o menino, que acompanhou o pai durante o passeio, a parte mais legal da atividade sobre duas rodas são as "subidas mais pesadas", que mesmo cansativas, acabam valendo a pena.
Os ciclistas que prestigiaram o evento foram escoltados pela Secretaria de Trânsito durante todo o percurso. Para o pai de João, a segurança foi essencial para todos os pais e mães que levaram os filhos para praticar a atividade.
O mecânico Patrik da Luz, que pratica o pedal há cerca de seis anos, também esteve acompanhado da filha, Julia da Luz, 11, e encontrou no evento um incentivo para a pequena entrar ainda mais no universo esportivo.
— É a primeira vez dela em um evento, sempre que posso a levo junto para fazer pedaladas comigo. É emocionante e a gente gosta bastante desse esporte. Para mim é um orgulho ela estar junto, sempre fazemos um pedal nos finais de semana, mas com distâncias curtas porque ela está começando. A intenção é continuar levando ela junto e incentivando ela no esporte — conta Luz.
Durante o trajeto, participantes de todas as idades estiveram juntos pedalando em prol do incentivo ao meio de transporte ecológico. Para Pedro Ivan de Oliveira, 74, a atividade física não tem idade para ser praticada.
— Há uns 60 anos eu ando de bicicleta. Hoje em dia não tenho mais muita força no pedal, faço mais caminhadas diárias de 6 a 7 quilômetros. Esse evento é um incentivo e é muito bom pedalar em um dia que não tem muito trânsito, como hoje, porque quando tem trânsito a cidade é impraticável com a bicicleta — menciona o idoso, que está se programando para fazer uma trilha de 26 quilômetros, em Bom Jesus, na próxima semana.
As atividades da Semana do Meio Ambiente ocorrem até quarta-feira (7), em Caxias. Confira a programação dos últimos dias:
Segunda-feira (5)
:: 8h30min – Roteiro Caminho dos Resíduos, na Codeca, na Estação de Transbordo São Giácomo e na Associação de Recicladores. Realização: SMRHL e Codeca.
:: 10h30min às 12h – Palestra “Licenciamento Ambiental na Prática”, com o engenheiro industrial Felipe Tiago do Nascimento e a engenheira química Débora Guerra Salvador, no IFRS Caxias do Sul.
:: Manhã e tarde – Dia “D” na Escola, com atividades voltadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nas escolas municipais.
:: 11h40min às 14h30min – Atividades de Educação Ambiental voltadas aos eixos resíduos sólidos, água e consumo de energia, na Marcopolo de Ana Rech. Realização: Samae e Semma.
:: 12h – Reunião-almoço da CIC Caxias com o tema “Meio Ambiente”, com o administrador e ex-ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite (ingressos por adesão junto à CIC).
:: 13h30min às 15h – Palestra “Licenciamento Ambiental na Prática”, com o engenheiro industrial Felipe Tiago do Nascimento e a engenheira química Débora Guerra Salvador, no IFRS Caxias do Sul.
:: 13h30min às 16h30min – Oficina de Paisagismo e atividade prática de plantio, no pátio da EMEF Ilda Barazzetti, com a paisagista Sandro Sander, na Sala Verde do Mato Sartori.
:: 14h – Roteiro Caminho dos Resíduos, na Codeca, na Estação de Transbordo São Giácomo e na Associação de Recicladores. Realização: SMRHL e Codeca.
:: 18h30min – Palestra “Licenciamento Ambiental e o Produtor Rural”, com o engenheiro agrônomo Cristiano Pires Alvorcem, no Salão Paroquial de São João da 4ª Légua.
:: 19h – Palestra “Natureza, desemparedamento e saúde: como o contato efetivo com a natureza atua na prevenção da saúde integrativa da criança e do adulto”, com a psicóloga Monique Fraga, no Bloco 57 da UCS.
Terça-feira (6)
:: 7h30min – Palestra “Nova Lei da Comunicação Visual”, com o secretário municipal do Meio Ambiente, Joāo Uez, no Sindilojas.
:: 9h – Peça Teatral “Lugar de Lixo é no Lixo”, no Teatro Pedro Parenti, junto à Casa da Cultura, para crianças dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da FAS, em parceria com a Associação Mão Amiga. Realização: Codeca e Grupo de Teatro Conceitoh Produções Artísticas.
:: 9h às 11h – Palestra “Sustentabilidade Transformadora”, com a engenheira química Carine Pertile, na SDEI (Banco do Vestuário).
:: 9h às 12h – Oficina “Aproveitamento de Alimentos”, com a nutricionista Kelly Andreis, na Cozinha Experimental do Banco de Alimentos (para usuárias do Instituto Rosa Del Este).
:: 11h às 12h30min – Oficina Cetec “Arte e Sustentabilidade – tingimento natural”, com o professor Gabriel Marques, na Sala Verde do Mato Sartori. Inscrições pelo telefone (54) 3901.1445, com o Setor de Educação Ambiental (30 vagas)
:: 11h às 14h – Atividades de Educaçāo Ambiental voltadas aos eixos resíduos sólidos, água e consumo de energia, na Marcopolo Ciferal. Realização: Samae, Semma e Codeca
:: 13h30min às 17h – Projeto de Extensão em Edição Jurídica Ambiental com a coordenação do advogado Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira, nas escolas da rede municipal
:: 14h – Peça Teatral “Lugar de Lixo é no Lixo”, no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura, para crianças dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da FAS, em parceria com a Associação Mão Amiga. Realização: Codeca e Grupo de Teatro Conceitoh Produções Artísticas
:: 14h às 16h – Oficina de Jardinagem com o engenheiro agrônomo Márcio Orlando Seli e com Micheli Oliveira, no Instituto Rosa Del Este
:: 16h às 17h – Palestra “Alimentaçāo saudável e aproveitamento integral dos alimentos”, com a nutricionista Ana Carolina Pio Da Silva, no Bloco 57 da UCS
:: 17h às 18h45min – Palestra “Veganismo e Meio Ambiente”, com a bióloga Fernanda Guarezze Debiazi e a nutricionista Gabriela Zago, no Bloco 57 da UCS
:: 19h40min – Mesa Redonda “Responsabilidades Socioambientais das Organizações, ODS e ESG no Contexto Global”, com a advogada Fabiana Aparecida Rigon Schleder Piccoli, o engenheiro de produção Rodrigo Vergani e a biológa Neide Pessini, no Bloco J da UCS
Quarta-feira (7)
:: 10h – Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), na nova sede da Semma, junto à Maesa.
:: 13h30min às 17h – Projeto de Extensão em Edição Jurídica Ambiental, com coordenação do advogado Clóvis Eduardo Malinverni Da Silveira, nas escolas da rede municipal.
:: 14h – Pintura de boeiros com grafite, representando o lema “Recado com arte faz até boeiro virar instrumento de alerta ambiental”, no Colégio São José. Realizaçāo: Grupo de Voluntários Amor em Movimento.
:: 14h – Visita à Estação de Transbordo São Giácomo para estudantes do 6º ano da E.M.E.F. Caldas Júnior. Realização: Codeca.
:: 15h – Lançamento do projeto da Horta Sensorial, na Apadev. Realização: Apadev.
:: 16h – Encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente, na Semma, junto à Maesa.