O objetivo era fazer com que uma pizza, feita neste sábado (3) na praça central de Serafina Corrêa se tornasse a maior pizza do Brasil: e deu certo. Depois de mais de seis horas de montagem, o superalimento pesou 442 quilos, com sete metros de diâmetro, e ganhou o título do RankBrasil. A pizza que era a maior do Brasil, até então, tinha 3,46 metros de diâmetro. Ela foi feita em 2019, durante a Expointer, em Esteio.
Em Serafina Corrêa foram utilizados 150 quilos de massa, 30 quilos de fermento natural, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo ralado, 100 quilos de calabresa e 4 quilos de manjericão para preparar a pizza, que foi servida à população depois das 12h. Cerca de 20 pessoas foram envolvidas na atividade.
A preparação começou ainda na quinta-feira (1°) sob coordenação do chef Igor Candido. A massa base foi aberta em uma estrutura de metal. O evento deste sábado marca o lançamento do Festipizza, que será realizado nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho na cidade.
Paulo João Soccol, 73 anos, comerciante, acompanhou a montagem desde o início da manhã e ficou feliz com o título ganho pela cidade:
— Para Serafina Corrêa, é um orgulho. A pizza está muito saborosa!
O casal Jose Muzzato e Marcelo Migliorini levou os filhos Pedro e Davi para participar do evento na praça neste sábado. Os quatro saborearam a pizza recordista.
— Viemos prestigiar a nossa cultura italiana e todo o esforço dos organizadores. Ficou uma delícia, aprovadíssima — disse Jose.
A moradora de Serafina Corrêa Marines Ruas também acompanhou a cocção do alimento e avaliou o resultado final:
— Ficou muito gostosa. Esse tipo de coisa é muito boa para a cidade.
Iolete Cadari, uma das fiscais do RankBrasil, que veio de Curitiba para a Serra neste sábado para acompanhar o evento, confirma que o título foi oficializado:
— Para quebrar este recorde de hoje será preciso ultrapassar as medidas de peso e diâmetro.
O presidente do Festipizza, Tiago Cesare, diz que o evento deste sábado marca uma retomada do festival, que teve sua última edição em 2019 e precisou ser pausado em função da pandemia.
— É um momento fantástico! Estamos muito felizes por este feito (título de Maior Pizza do Brasil). Queríamos voltar com força total e deu muito certo. O Festipizza é um evento consagrado já, que está na sua nona edição e tem muito a mostrar — ressalta Tiago, acrescentando que o evento terá mais de 60 sabores do prato e contará com atrações culturais em ambiente fechado.
Como foi o preparo da superpizza
A preparação da massa, com fermentação longa e natural, começou ainda na quinta-feira (1º). Na madrugada deste sábado (3), por volta das 3h, a equipe e os organizadores já estavam a postos na praça central para iniciar o processo de abertura sobre uma grande estrutura redonda de metal.
Ao todo, 16 fogareiros foram utilizados para fazer a cocção da parte debaixo do superalimento. Maçaricos em tamanho grande foram responsáveis por ajudar no cozimento da cobertura. Cerca de 20 pessoas auxiliaram na atividade.
O chef Igor Cândido, à frente da preparação, ficou suspenso por um guindaste para distribuir a massa e os ingredientes de maneira uniforme sobre a superpizza em ao menos quatro momentos da manhã. Inicialmente, foram colocados o molho de tomate o queijo sobre a massa crua. Depois de um certo tempo de cocção, entrou em cena a calabresa e, por fim, as folhas de manjericão.
À medida que os ingredientes eram inseridos, um novo aroma tomava conta da praça e atraia mais pessoas, curiosas com preparo. O prato foi servido ao público por volta de 12h40min, após o anúncio da quebra de recorde. Ao som de músicas típicas italianas, os moradores e visitantes se reuniam no entorno das grades de proteção para receber as fatias e saborear a maior pizza do Brasil.