Ela é a preferida no cardápio de muita gente e, em Serafina Corrêa, ganhará novas (e chamativas!) dimensões neste sábado (3). A cidade da Serra se prepara para quebrar o recorde nacional com a maior pizza do Brasil. O objetivo é produzir um alimento de sete metros de diâmetro — o recorde mais recente, de 2019, segundo os organizadores, é uma pizza de 3,46 metros de diâmetro.
A produção começará cedo, a partir das 6h, na praça central da cidade, a Piazzetta San Marco, com mais de 20 pessoas envolvidas e comando do chef Igor Cândido, bicampeão brasileiro da Copa Brasileira de Pizzas e representante do Estado no Mundial da Pizza em Las Vegas 2024. Representantes do Ranking Brasil também estarão envolvidos no processo para certificação e homologação do recorde.
Para atingir a marca, serão utilizados 150 quilos de massa, 30 quilos de fermento natural, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo ralado, 100 quilos de calabresa e 4 quilos de manjericão. A preparação da massa inicia-se nesta quinta-feira (1°) em virtude da necessidade de fermentação natural.
A massa base será aberta sobre uma estrutura de metal (fot0 acima) com bicos de fogareiro para o fogo que vai assar por baixo e a finalização será feita com maçarico. A expectativa é de que a pizza gigante renda mais de 2 mil fatias, que serão distribuídas para os moradores e visitantes.
— Vamos fazer uma massa italiana de longa fermentação, utilizando fermento natural (levan). Para abrir a massa, vamos ter o auxílio de um guindaste, onde um pizzaiolo vai estar de rapel em cima da pizza controlando toda a cocção e a etapa de cada cobertura — adianta o chef Igor Cândido.
O evento marca o lançamento do Festipizza, que será realizado nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho em Serafina Corrêa.
SERVIÇO
:: O quê: maior pizza do Brasil
:: Quando: sábado (3), das 6h às 12h
:: Onde: praça central de Serafina Corrêa
:: Quanto: participação gratuita