Tomarão posse na tarde desta quarta-feira (22) novos secretários da prefeitura de Caxias do Sul. Um deles será o atual vereador Wagner Petrini (PSB), que anunciou no dia 16 de fevereiro sua ida para a pasta da Habitação, o que significa a entrada do partido na base do governo de Adiló Didomenico (PSDB). Além dele, o Executivo convidou a imprensa para a posse de mais nomes, e especula-se trocas nas secretarias de Cultura e Governo, além de mudanças na Chefia de Gabinete.
Com essas movimentações, Edi Carlos Pereira de Souza (PSB) deve assumir a cadeira da sigla no Legislativo, no lugar de Petrini. Entretanto, esta situação ainda pode se alterar nas próximas semanas, caso o projeto da prefeitura que cria os quatro cargos de diretores-superintendentes seja reenviado à Câmara e aprovado. Isso porque Edi Carlos está cotado para assumir uma dessas novas vagas, o que levaria o terceiro suplente do PSB, Alberto Meneguzzi, a entrar na Câmara. O partido, entretanto, não confirma essa movimentação e garante apenas que Edi Carlos assume a posição parlamentar neste momento.
Na Câmara, os trâmites iniciam por Petrini, que deve encaminhar seu ofício de licença do cargo na manhã desta quarta-feira, e então a Mesa Diretora faz a convocação do primeiro suplente. Idair Moschen, porque deverá assumir cargo no Executivo, informa à Casa sua indisponibilidade para tomar posse, e a Câmara chama o segundo suplente, Edi Carlos. Ele entrará na bancada do PSB ao lado de Gilfredo De Camillis e Zé Dambrós, o atual presidente da Casa.
Edi Carlos explica que seu trabalho no Legislativo será de continuidade dos oito anos em que foi vereador, entre 2013 e 2020, com foco no setor de obras de Caxias, e elogia a entrada do partido na base do governo, que, segundo ele, será para "ajudar a cidade".
— Sempre dissemos que somos defensores da nossa cidade, e entro na Câmara para ajudar o governo, a cidade e para tocar os trabalhos que sempre toquei. Acho que obras ajudam bastante a vida das pessoas, com todos os melhoramentos que são feitos, e vou continuar assim. Vou assumir e no primeiro dia já vou falar com o secretário de Obras sobre os problemas antigos e problemas novos — detalha o novo vereador.
Mês marcado por movimentações na política
Desde o início de fevereiro, a política caxiense passa por movimentações nos poderes Executivo e Legislativo. Logo no primeiro dia do mês, a prefeitura anunciou mudanças na coordenadoria de comunicação e em cinco pastas do governo: Meio Ambiente (entrou João Uez), Urbanismo (entrou Giovani Fontana), Habitação (entrou Flávio Cassina, interinamente), RH e Logística (entrou Ronaldo Boniatti) e Turismo (entrou Ricardo Daneluz).
Com Daneluz na prefeitura, a cadeira do PDT na Câmara foi ocupada pelo primeiro suplente, Lucas Diel (PDT), que assumiu como líder do governo, mesmo sem a entrada do partido na base do governo. A situação gerou uma crise interna na sigla, que não autorizou Lucas a aceitar a função, já que o PDT havia recusado convite para estar ao lado de Adiló. Diel, por sua vez, se defendeu afirmando que o convite seria parte da cota pessoal do prefeito, e que não haveria nenhuma indisposição para realizar este trabalho de "interlocução".
Na semana passada, o diretório do PSB decidiu, em reunião, aceitar o convite para compor o Governo Adiló. O vereador Wagner Petrini comunicou em plenário, no dia 16 de fevereiro, a decisão do partido e anunciou que aceitaria o cargo de secretário da Habitação (cuja posse será nesta quarta-feira). Dessa forma, o prefeito Adiló tem ao seu lado pelo menos nove vereadores, sendo três do seu partido, o PSDB (Marisol Santos, Olmir Cadore e Tatiane Frizzo), três do PTB (Adriano Bressan, Clóvis Xuxa e Velocino Uez) e agora três do PSB (Gilfredo De Camillis, Zé Dambrós e, a partir de quinta-feira, dia 23, Edi Carlos Pereira de Souza).
As mudanças
- Wagner Petrini (PSB): sai da Câmara para assumir secretaria da Habitação.
- Flávio Cassina (PTB): deve sair da Secretaria da Habitação e ser realocado na Secretaria de Governo.
- Idair Moschen (PSB): primeiro suplente do PSB na Câmara, deve assumir cargo ligado ao Executivo.
- Edi Carlos Pereira de Souza (PSB): vai assumir cadeira na Câmara como segundo suplente do partido.
- Cristina Nora Calcagnotto (MDB): deve assumir a Secretaria de Cultura.
- Cristiano Becker da Silva (PTB): deve sair da Chefia de Gabinete e ser realocado na Secretaria de Gestão e Finanças.
- Grégora Fortuna dos Passos (PTB): deve sair da Secretaria de Governo e ser realocada na Chefia de Gabinete.
- As trocas devem ser confirmadas somente na solenidade de posse dos novos secretários, a partir das 14h desta quarta-feira (21), na prefeitura.